
Minissérie clássica da TV brasileira, Presença de Anita entra no Globoplay na segunda-feira, 21 de julho, como parte do projeto Resgate. Escrita por Manoel Carlos, ícone da teledramaturgia, a trama proibida para menores de 18 anos tem como base o livro de mesmo nome condenado pela Igreja Católica.
No centro da história está a ninfeta Anita, personagem vivida por Mel Lisboa. A adolescente de 17 anos, bastante bonita e lasciva, acaba seduzindo um homem maduro e bem mais velho, o arquiteto e aspirante a escritor Fernando, papel de José Meyer.
Lançada originalmente em agosto de 2001, a minissérie causou um furor. A própria Globo se antecipou a uma possível censura do Ministério da Justiça e programou a exibição para às 23h , devido ao conteúdo adulto da narrativa.
Reforçando o selo de proibida, Manoel Carlos deu entrevista na época afirmando que Presença da Anita é muito pesada, não recomendável para crianças e adolescentes.
Gravada no interior do Rio de Janeiro, a minissérie composta de 16 capítulos registrou 31 pontos no ibope durante a estreia, número altíssimo para o horário.
A personagem Anita desfrutava de muita popularidade, a ponto de gerar o chamado “kit Anita”, vendido no comércio popular das grandes cidades do Brasil, que vinha com uma calcinha, uma camiseta e uma gargantilha com pingente de estrela, visual da personagem.
A trama de Presença de Anita
Tudo começa quando Lúcia Helena (Helena Ranaldi) e Fernando, em crise conjugal, resolvem viajar com a família para fugir da violência da cidade grande.
Ela é uma mulher bonita, porém insegura, que sofre com o fracasso de seu casamento. Fernando é um arquiteto com aspirações literárias que não consegue concluir o primeiro livro.
Com a proximidade das festas de final de ano, Lúcia decide ir para sua cidade natal (fictícia), Florença, no interior de São Paulo, onde moram seu pai e suas irmãs.
Os planos da família, no entanto, são interrompidos pela chegada da jovem Anita à cidade. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br