
A Max chega forte com sua primeira atração original italiana. Está em produção Portobello, drama baseado em uma história real inacreditável sobre um dos maiores escândalos judiciais da Itália. No centro da história está um apresentador de TV famoso condenado por envolvimento com a máfia napolitana, a Camorra. Acontece que ele era completamente inocente…
O título da série carrega o nome do programa que Enzo Tortora comandava na RAI, a emissora pública do país da bota, durante os anos 1970 e 1980. Portobello era um sucesso de audiência inconteste, com mais de 26 milhões de telespectadores a cada edição (noites de sexta-feira).
Em 1985, Tortora foi acusado por vários supostos ex-mafiosos que se tornaram informantes e testemunhas do Estado. Ele foi rotulado como integrante de um sindicato do crime napolitano dedicado ao tráfico de drogas.
Após enfrentar um longo julgamento, sendo sentenciado a 10 anos de prisão e passando algum tempo atrás das grades, a condenação de Tortora foi anulada pela Suprema Corte da Itália, em 1987, em meio a provas de que ele havia sido vítima de juízes e promotores corruptos. Não existia evidência alguma de ligação entre o apresentador e o crime.
Em meio a isso tudo, Enzo Tortora foi humilhado publicamente, tratado como um criminoso perigoso. O caso expôs erros graves por parte do judiciário, revelando problemas acerca do uso irresponsável de delações premiadas sem verificações rigorosas.
Tortora voltou à televisão em 1987, mas sua saúde estava debilitada pelo estresse e pela injustiça sofrida. Ele se tornou um símbolo da luta por um sistema jurídico mais justo e responsável. O apresentador morreu em 1988, vítima de um câncer, aos 59 anos.
A série Portobello está sendo gravada na Itália, com locações em Roma, Sardenha, Campânia (região onde está a cidade de Nápoles) e Lombardia. A Max programa o lançamento da atração, composta de seis episódios, para 2026. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br