
Série de língua inglesa mais vista em toda a história da Netflix, Wandinha foi mais uma produção escolhida pela gigante do streaming para ter uma temporada lançada pela metade. Essa estratégia, que não segue uma lógica de tipo ou estilo de atração, visa manter determinada série em alta por mais tempo, gerando mais engajamento e, consequentemente, mais audiência.
Quem devorou os quatro primeiros episódios da segunda temporada de Wandinha, que entraram no catálogo na última quarta-feira (6), terá de esperar praticamente um mês pelos capítulos finais, que estreiam em 3 de setembro.
A Netflix fez o primeiro grande experimento do modo episódios mensais com a quarta temporada de Você (em 2023), tática que funcionou: a demanda da série aumentou, bombando durante mais do que duas ou três semanas, o que geralmente acontece com temporadas lançadas de uma só vez.
Porém, na quinta e última leva, Você chegou de uma vez só na plataforma. O drama jurídico O Poder e a Lei também passou pelo mesmo. A segunda temporada foi dividida, enquanto a terceira foi lançada no padrão consagrado pela gigante do streaming, com todos os capítulos disponíveis no dia da estreia. O mesmo se deu com Virgin River.
Cada caso é um caso. Independentemente disso, as temporadas lançadas pela metade irritam alguns assinantes. Do lado de lá, da empresa Netflix, essa insatisfação não causa preocupação efetiva.
Bela Bajaria, chefe de conteúdo da Netflix, rejeita a ideia de que os resultados das temporadas divididas são ruins. No começo do ano, durante um evento, ela explicou o que rola por trás de uma decisão dessa natureza.
“Certos motivos [para dividir uma temporada] foram frutos da pandemia de Covid-19 e das greves [que paralisaram Hollywood em 2024]”, contou a executiva. “Optamos por esse modelo de divisão para que o público não tivesse que esperar muito tempo por episódios inéditos.”
“Tem situações nas quais são os próprios criadores que pedem a divisão”, continuou. “Isso aconteceu com Peter Morgan, de The Crown, e Shonda Rhimes, de Bridgerton. Eles enxergaram uma maneira de estruturar a trama e dar uma pausa no momento em que sentiam uma ruptura emocional, real e natural na narrativa. Então, não há uma maneira definida, depende do que é melhor para cada série.”
Em toda a história, a Netflix fez essa divisão com produções de ponta de seu plantel, como The Witcher, Stranger Things, Emily em Paris, Outer Banks e Cobra Kai; além das já citadas Você, Virgin River, O Poder e a Lei, The Crown e Bridgerton.
Wandinha é mais uma a passar por essa experiência. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br