TÍTULO DECIFRADO

Por que Beverly Hills, 90210 é chamada de Barrados no Baile no Brasil?

Uma das maiores séries teens de todos os tempos está disponível na Pluto TV
DIVULGAÇÃO/FOX
Jason Priestley com Jennie Garth em Barrados no Baile
Jason Priestley com Jennie Garth em Barrados no Baile

Uma das séries teens mais populares de todos os tempos, Barrados no Baile voltou a ser destaque após o streaming Pluto TV disponibilizar a série, de graça. A atração se enquadra entre aquelas que ganham um nome em português bem diferente do original, para o bem ou para o mal. Por que o título do drama foi adaptado para Barrados no Baile, no Brasil?

Primeiro, vale decifrar o nome em inglês. O título Beverly Hills, 90210 é simples. O número 90210 é o código postal (CEP) da cidade californiana de Beverly Hills, onde as histórias da série são contadas. 

Os episódios acompanham os passos dos adolescentes Brandon (Jason Priestley) e Brenda (Shannen Doherty), que após mudança da família se matriculam na escola de ensino médio West Beverly Hills. Lá, cada um faz o seu grupo de amigos e a trama se desenrola.

A tradição no Brasil é adaptar os títulos de séries americanas ao invés de ir pelo caminho da tradução direta. Por isso MacGyver virou Profissão: Perigo, Moonlighting passou a ser chamada de A Gata e o Rato, Charlie’s Angels ganhou o nome de As Panteras… E por aí vai, são vários os exemplos.

O que fazer com Beverly Hills, 90210? A ideia de Barrados no Baile tem duas origens, uma direta e outra indireta. O nome fácil de memorizar pegou, por mais que diga pouco, ou quase nada, do que necessariamente é a trama.

Logo no primeiro episódio, Brenda e Kelly (Jennie Garth) tentam bancar as espertinhas para entrar em uma casa noturna usando identidades falsas. Brenda conseguiu enganar o leão de chácara e passou pela porta do clube, fingindo ser universitária. Já Kelly exagerou no golpe, dizendo ser uma mulher adulta de 21 anos. O segurança não caiu na armadilha, rasgou o documento fake e falou: “volte daqui a cinco anos”. Ou seja, Kelly foi… barrada no baile.

Outra influência do nome se deve à música Barrados no Baile, do cantor Eduardo Dusek, lançada em 1983, nove anos antes de a série estrear no Brasil, pela Globo. Como a canção chiclete tinha certa popularidade entre a “galera” da época, essa referência ajudou no impulsionamento da atração. Veja o clipe da música, exibido pelo Fantástico.

Barrados no Baile estreou na Globo em 1992, na nostálgica Sessão Aventura, exibida à tarde, durante a semana. Como praxe, a série foi transferida para outros horários ao longo de sua estadia na Globo, chegando a ser exibida aos sábados e domingos (horário do almoço).

Na época, uma pesquisa do Datafolha mostrou que Barrados no Baile era a série mais assistida pelos jovens. Entre os paulistanos de 13 a 25 anos ouvidos pela pesquisa, 76% disseram que assistiam ao drama teen regularmente. A maior parcela do público estava entre os estudantes do ensino médio (antigo segundo grau).

Nessa preferência, Barrados no Baile barrou Melrose Place, seu próprio filhote, e Anos Incríveis, exibida pela TV Cultura, respectivamente a segunda e terceira colocadas no ranking.

Confira chamada de Barrados no Baile na Globo, de 1997:


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!