
Uma das séries teens mais populares de todos os tempos, Barrados no Baile voltou a ser destaque após o streaming Pluto TV disponibilizar a série, de graça. A atração se enquadra entre aquelas que ganham um nome em português bem diferente do original, para o bem ou para o mal. Por que o título do drama foi adaptado para Barrados no Baile, no Brasil?
Primeiro, vale decifrar o nome em inglês. O título Beverly Hills, 90210 é simples. O número 90210 é o código postal (CEP) da cidade californiana de Beverly Hills, onde as histórias da série são contadas.
Os episódios acompanham os passos dos adolescentes Brandon (Jason Priestley) e Brenda (Shannen Doherty), que após mudança da família se matriculam na escola de ensino médio West Beverly Hills. Lá, cada um faz o seu grupo de amigos e a trama se desenrola.
A tradição no Brasil é adaptar os títulos de séries americanas ao invés de ir pelo caminho da tradução direta. Por isso MacGyver virou Profissão: Perigo, Moonlighting passou a ser chamada de A Gata e o Rato, Charlie’s Angels ganhou o nome de As Panteras… E por aí vai, são vários os exemplos.
O que fazer com Beverly Hills, 90210? A ideia de Barrados no Baile tem duas origens, uma direta e outra indireta. O nome fácil de memorizar pegou, por mais que diga pouco, ou quase nada, do que necessariamente é a trama.
Logo no primeiro episódio, Brenda e Kelly (Jennie Garth) tentam bancar as espertinhas para entrar em uma casa noturna usando identidades falsas. Brenda conseguiu enganar o leão de chácara e passou pela porta do clube, fingindo ser universitária. Já Kelly exagerou no golpe, dizendo ser uma mulher adulta de 21 anos. O segurança não caiu na armadilha, rasgou o documento fake e falou: “volte daqui a cinco anos”. Ou seja, Kelly foi… barrada no baile.
Outra influência do nome se deve à música Barrados no Baile, do cantor Eduardo Dusek, lançada em 1983, nove anos antes de a série estrear no Brasil, pela Globo. Como a canção chiclete tinha certa popularidade entre a “galera” da época, essa referência ajudou no impulsionamento da atração. Veja o clipe da música, exibido pelo Fantástico.
Barrados no Baile estreou na Globo em 1992, na nostálgica Sessão Aventura, exibida à tarde, durante a semana. Como praxe, a série foi transferida para outros horários ao longo de sua estadia na Globo, chegando a ser exibida aos sábados e domingos (horário do almoço).
Na época, uma pesquisa do Datafolha mostrou que Barrados no Baile era a série mais assistida pelos jovens. Entre os paulistanos de 13 a 25 anos ouvidos pela pesquisa, 76% disseram que assistiam ao drama teen regularmente. A maior parcela do público estava entre os estudantes do ensino médio (antigo segundo grau).
Nessa preferência, Barrados no Baile barrou Melrose Place, seu próprio filhote, e Anos Incríveis, exibida pela TV Cultura, respectivamente a segunda e terceira colocadas no ranking.
Confira chamada de Barrados no Baile na Globo, de 1997:
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br