
Trafegando fora do radar no Disney+, a ótima comédia Deli Boys conta com uma atuação divertidamente deliciosa de Poorna Jagannathan, atriz natural da Tunísia, mas que já viveu em todos os cantos do mundo, incluindo o Brasil, chegando a cursar faculdade em Brasília. Mais conhecida por atuações introspectivas e dramáticas, de Eu Nunca… a Big Little Lies, ela dá show em um papel hilário e reconfortante.
É muito bom ver Poorna roubando a cena toda vez que aparece em Deli Boys. A trama tem como foco os irmãos paquistaneses-americanos, Mir (Asif Ali) e Raj (Saagar Shaikh), que procuram um rumo na vida após a morte do pai, um empresário magnata. Eles herdam o que acham ser nada mais nada menos do que um simples mercadinho de bairro.
Eles ficam doidos ao descobrir que o pacato estabelecimento não faz parte do império de loja de conveniência de seu pai. O local é, na verdade, fachada do crime, ponto onde o que se comercializa mesmo são entorpecentes.
Quem conta a real para eles é a fashionista dura na queda Lucky, personagem de Poorna Jagannathan. Lucky é a líder de fato dessa operação clandestina, braço-direito do pai dos irmãos, e precisa colocar os herdeiros do mercadinho na linha com o esquema.
Poorna entregou uma atuação perfeita na pele da gângster, que se veste como uma mulher mafiosa dos anos 70/80. Enquanto precisa demonstrar firmeza perante a organização da qual faz parte, almejando ser a escolhida para chefiar as ações, Lucky tem de cuidar dos irmãos atrapalhados.
Na cúpula da rede criminal, ela é a única mulher. A comédia é precisa ao tratar de temas como misoginia e machismo de uma forma bastante leve e engraçada mesmo, afinal, se trata de uma comédia. E Lucky não se intimida em nenhuma das situações embaraçosas e desafiadoras que encara.
A sua relação com Mir e Raj também é muito bem retratada. Tem-se ali uma pessoa totalmente inserida no mundo criminal (Lucky) precisando lidar com um jovem mimado (Raj) e outro bunda-mole (Mir) que não estão prontos para uma jornada à margem da lei.
A mafiosa fica irritada ao extremo, causando cenas hilárias, quando ela dá ordem para os irmãos cumprirem uma tarefa “banal”, como matar uma pessoa inofensiva, e eles não conseguem cumprir. Pior, acabam complicando ainda mais a situação, atacando os nervos de Lucky.
Fato é que a performance de Poorna Jagannathan é digna de Emmy. Contudo, as categorias de comédia na premiação, nos últimos anos, têm sido ocupadas mais por atrizes das chamadas comédias dramáticas, que não são 100% comédia, como O Urso e Ted Lasso. Isso limita o espaço de atrizes com personagens essencialmente humorísticas, como o caso de Poorna em Deli Boys.
Até por essa situação no Oscar da TV, vale registrar o excelente trabalho da atriz na série do Disney+. Detalhe é que seu próximo passo da carreira não será novamente no campo da comédia. Ela foi escalada para a aguardada série Lanternas, live-action da HBO sobre dois heróis da Tropa dos Lanternas Verdes. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br