MAPA

De Pomerânia a Kattegat: entenda a geografia de Vikings: Valhalla

Conheça as localidades reais dos lugares citados no drama de época histórico da Netflix
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Frida Gustavsson com Leo Sutter na 2ª temporada de Vikings: Valhalla
Frida Gustavsson com Leo Sutter na 2ª temporada de Vikings: Valhalla

Onde fica Pomerânia? Kattegat é real ou não? Perguntas geográficas desse naipe surgem quando se assiste Vikings: Valhalla, cuja segunda temporada acabou de estrear na Netflix. Antes de tudo, vale pontuar que a trama da série tem base em histórias reais de vikings que viveram a partir do começo do século 11, logo alguns lugares realmente existiram. Mas como toda ficção, há situações e locais criados em prol da dramaticidade.

O Diário de Séries preparou um guia simples e introdutório sobre os principais lugares citados em Vikings: Valhalla que soam estranho aos ouvidos, excluindo aqueles que fazem parte do conhecimento geral (isso se você não faltou às aulas de geografia), como Dinamarca, Groenlândia, Inglaterra, Noruega, Londres, etc.

A geografia de Vikings: Valhalla

Vikings: Valhalla, Kattegat

Kattegat: O lugar mais importante de Vikings: Valhalla é Kattegat, muito citado e visitado pelos personagens da série. Na realidade, Kattegat não é uma cidade, mas sim o nome do estreito de água entre a Suécia e Dinamarca. Enquanto que no drama de época trata-se de uma região crucial para o poder político e militar escandinavo, fincada no sudeste do território dinamarquês.

A adaptação da realidade para a ficção faz sentido. Esse estreito é fundamental na área, em todos os sentidos. Dentro da narrativa, tem um peso relevante justamente pela localidade.

Vikings: Valhalla, Pomerânia

Pomerânia: No começo da segunda temporada, Freydís Eiríksdóttir (Frida Gustavsson) embarca com piratas pagãos rumo a Jomsburgo, cidade localizada na região da Pomerânia. Historiadores afirmam que o local é real, mas alertam sobre a exata veracidade do que aconteceu de fato ali por existir dúvidas em relação às fontes de tais relatos.

A região de Pomerânia cruza o norte dos territórios da Alemanha e Polônia (destaque no mapa acima), que estão logo abaixo da Dinamarca e Suécia, onde seria Kattegat. 

Vikings: Valhalla, Rússia de Kiev

Rússia de Kiev: Dois novos personagens da segunda temporada de Vikings: Valhalla, Yaroslav (Marcin Dorociński) e Elena (Sofya Lebedeva), têm conexões com a chamada Rússia de Kiev. Se olharmos para o mapa atual, essa região ocupava os arredores da cidade de Kiev, hoje capital da Ucrânia. Yaroslav é o guerreiro comandante da região, tio de Olaf (Jóhannes Haukur Jóhannesson) e Harald (Leo Suter).

Vikings: Valhalla, Novogárdia

Novogárdia: A região de Novogárdia é citada por Harald, que diz ter um tio governante por lá. Na realidade, a chamada República da Novogárdia (destacada em verde no primeiro mapa acima) era uma região imensa na qual a Rússia de Kiev estava inserida. 

Entre o século 11 e 15, o território da República da Novogárdia se estendia pelo noroeste da Rússia, tratado como um Estado eslavo durante esse período da Idade Média. Vikings desbravadores tiveram imensa influência na região.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!