DEBATE

Pode ator cis interpretar personagem gay? Stanley Tucci diz que sim

Ator fala com propriedade sobre o assunto; entenda
DIVULGAÇÃO/20TH CENTURY FOX
Stanley Tucci no filme O Diabo Veste Prada
Stanley Tucci no filme O Diabo Veste Prada

Vencedor de cinco Emmys, recentemente visto na série Citadel (Prime Video), Stanley Tucci defende a escalação de homens cis, aquele que se identifica com o sexo que lhe foi atribuído ao nascer, para interpretar personagens gays em qualquer tipo de atração. O veterano de 62 anos, em seu longo currículo, têm papéis marcantes encarnando homossexuais, o mais proeminente deles foi o memorável Nigel Kipling, no filme O Diabo Veste Prada (2006).

“Obviamente eu acho que não há problema nisso”, disse o ator durante entrevista ao programa de rádio britânico Desert Island Discs, da BBC. “Sempre fico lisonjeado quando homens gays vêm até mim e falam sobre O Diabo Veste Prada, ou citam [o filme] Supernova, e dizem: ‘Foi tão lindo [sua atuação]’, ‘Você fez da maneira certa’. Isso porque muitas vezes não é feito da maneira certa.”

“Um ator é um ator”, completou Tucci. “Sua profissão é interpretar outras pessoas. É isso, esse é o ponto.”

Ele ressaltou que a “maneira certa” é evitar atuações caricatas, estereotipadas, o que tornaria um problema a escalação de ator hétero na pele de personagem gay.

Tucci reforça o time de um lado dessa discussão. Na outra ponta está, por exemplo, Tom Hanks, que em papo com a revista do jornal The New York Times disse que ator hétero não pode viver personagem gay, como ocorreu com ele mesmo no passado, no filme Filadélfia.

Lembrando: o papel de Hanks na trama jurídica foi de um homossexual portador do vírus HIV que sofria discriminação no trabalho; ele ganhou o Oscar de melhor ator na edição de 1994.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!