
A produção Pinguim (HBO) fez história no último sábado (15). Em feito raro, o drama spin-off do filme Batman (2022) ganhou três prêmios em três cerimônias diferentes, na mesma noite, provando a qualidade e versatilidade dessa atração, que aponta como a grande favorita no Emmy deste ano, entre as minisséries.
As conquistas foram:
Melhor efeito especial em maquiagem
no Make-up Artists & Hair Stylists Guild Awards
Melhor direção de arte em minissérie
no Art Directors Guild Awards
Melhor roteiro de minissérie
no Writers Guild Awards
O prêmio de maquiagem foi especial e muito merecido. Foram derrotadas séries como A Casa do Dragão e Os Anéis de Poder, produções que não economizaram recursos nesse departamento. Mas pesou o trabalho impecável na caracterização do vilão do Homem-Morcego na pele de Colin Farrell.
Ele passou por um processo diário de cerca de três horas na cadeira de maquiagem. O ator fez isso durante 80 dias. E ficava de 8 a 15 horas com o rosto do personagem, dependendo da duração da diária de gravação. No final do dia, 45 minutos eram necessários para tirar tudo.
Já na vitória no prêmio dedicado à direção de arte, a minissérie da HBO superou uma concorrência feroz, vencendo produções extremamente bem acabadas nesse quesito, como Ripley e Feud: Capote vs. The Swans. Prevaleceu a construção estética de uma Gotham City sombria além do costume.
E na disputa de roteiro, Pinguim se sobressaiu contra minisséries meticulosamente bem escritas, como foram os casos do drama jurídico Acima de Qualquer Suspeita (apresentando uma reviravolta realmente surpreendente no final da primeira temporada) e da afiada narrativa policial True Detective: Terra Noturna.
Até agora, Pinguim emplacou 11 conquistas no atual circuito de premiações hollywoodianas, com destaques para os prêmios de Colin Farrell como melhor ator protagonista de minissérie, no Critics Choice e no Globo de Ouro, e a vitória de Cristin Milioti, também no Critics.
A próxima grande cerimônia na qual a série da franquia Batman tende a ir bem é o Screen Actors Guild Awards, premiação do sindicato dos atores de Hollywood a ser realizada no próximo domingo (23), com transmissão da Netflix. A atração concorre em três categorias: melhor ator em minissérie ou telefilme (Farrell), melhor atriz em minissérie ou telefilme (Cristin) e melhor equipe de dublês. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br