PRODUÇÃO NACIONAL

Pedaço de Mim: qual a chance de uma gravidez de gêmeos de pais diferentes?

Entenda o que é a superfecundação heteroparental
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Juliana Paes no melodrama Pedaço de Mim
Juliana Paes no melodrama Pedaço de Mim

A primeira série melodramática brasileira da Netflix, que estreia na sexta-feira (5), apresenta uma trama baseada em caso raríssimo da medicina: a superfecundação heteroparental. Isso nada mais é do que uma gravidez de gêmeos de pais diferentes. A chance de algo do tipo ocorrer é baixíssima, e a personagem de Juliana Paes na trama foi agraciada com essa singularidade.

O campo acadêmico registra apenas 20 casos de superfecundação heteroparental no mundo inteiro. O mais recente aconteceu justamente no Brasil, com uma jovem de 19 anos da cidade de Mineiros, no sudoeste de Goiás. Em setembro de 2022, esse fato virou notícia no país todo após a confirmação da gravidez peculiar, via teste de DNA.

Dois óvulos precisam ser fertilizados por espermatozoides de dois homens distintos, durante o mesmo ciclo menstrual, para ocorrer a reprodução incomum. O resultado são gêmeos, porém com pais diferentes.

Médicos dizem que essa gravidez ocorre quando a mulher faz relações sexuais com dois homens durante a sua janela de fertilização do ciclo menstrual. As relações podem ocorrer em até sete dias do mesmo ciclo, mas alguns especialistas apontam que a superfecundação heteroparental é provável quando o coito duplo se dá ao mesmo tempo ou em até 24 horas durante a janela de fertilização.

Agora, por mais que as relações sexuais sejam feitas no período fértil, ainda é muito baixa a probabilidade de dois óvulos serem liberados (ovulação dupla) e ambos serem fertilizados por espermatozoides de homens diferentes.

Pedaço de Mim e a superfecundação heteroparental

Com uma temporada única, composta de 17 episódios, Pedaço de Mim chega à Netflix fazendo história: é a primeira série nacional da plataforma do tudum com viés melodramático, tal qual os muitos k-dramas que tanto fazem sucesso por lá. É uma narrativa com pegada novelesca.

A trama de Pedaço de Mim destrincha uma jornada de sonhos impactados por grandes reviravoltas, perdas e aprendizados. 

Liana (Juliana Paes), uma mulher que sonha em ser mãe, acaba tendo sua trajetória atravessada por eventos de alta força dramática, que afetam seu casamento com Tomás (Vladimir Brichta). 

Após descobrir a infidelidade do marido, a noite de Liana acaba em uma relação não-consensual e em uma raridade científica, a superfecundação heteroparental: uma gravidez de gêmeos de pais diferentes. 

Liana, disposta a lutar para manter a situação em segredo, se vê em meio a uma confusão de sentimentos, sem saber se conseguirá amar igualmente as duas crianças e manter suas relações familiares da mesma forma.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross