DIAGNÓSTICO

Patrulha do politicamente correto ameaça sitcoms, diz Jerry Seinfeld

Humorista não pisou no freio ao falar sobre o atual status da comédia na TV
REPRODUÇÃO/NBC
Jerry Seinfeld em aparição recente no The Tonight Show
Jerry Seinfeld em aparição recente no The Tonight Show

O futuro das sitcoms está ameaçado pela “porcaria do politicamente correto”, resultado do discurso vindo da “extrema esquerda”. Esse é o diagnóstico de Jerry Seinfeld, cocriador e protagonista de Seinfeld (1989-1998), considerada a melhor sitcom de todos os tempos. Em papo com a revista The New Yorker, o humorista não pisou no freio ao comentar sobre o atual status das séries de comédia na TV.

Segundo Seinfeld, as pessoas não procuram mais as séries de comédia para dar boas risadas, como faziam antigamente. “As pessoas precisam [de comédia]”, afirmou, “Precisam muito mesmo, mas não encontram”. Ele tem uma explicação para isso.

“Antes, haviam sitcoms engraçadas para assistir. E agora, onde estão? Esse é o resultado da extrema esquerda e dessa porcaria do politicamente correto. As pessoas estão se preocupando muito em não ofender outras pessoas.”

Ele comentou que percebe mais e mais gente acompanhando comediantes de stand-up. “Isso acontece porque não somos policiados por ninguém”, argumentou. “O público é a nossa polícia. Ficamos sabendo imediatamente quando estamos ultrapassando certo limite e nos adaptamos na hora.”

Já para que qualquer piada hoje entre em uma sitcom, de acordo com Seinfeld, “ela passa por quatro ou cinco mãos, entra em discussão em comitês, grupos diferentes… E dão opiniões sobre a piada. Bem, está aí o fim da comédia.”

Para ilustrar esse ponto de vista, o comediante relembrou um episódio da série Seinfeld no qual Kramer (Michael Richards) criou um negócio de transporte no qual pessoas em situação de rua viraram condutores de riquixá (alguém puxa uma carroça de duas rodas onde acomodam-se uma ou duas pessoas). “Eles já estão na rua mesmo”, comentou Kramer.

“Você acha que eu conseguiria colocar esse episódio no ar hoje?”, questionou. “Nós teríamos de escrever uma piada diferente.”

Seinfeld concluiu dizendo que, atualmente, só no stand-up que “se tem uma verdadeira liberdade” quando o assunto é contar uma piada. Ele sugeriu que as emissoras de TV não estão mais interessadas em fazer nada que irrite e ofenda o politicamente correto.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross