
Lançada pela Netflix nesta quinta-feira, 8 de maio, a série Para Sempre está sendo aclamada pela crítica especializada. O drama romântico teen é alvo de uma chuva de elogios, com avaliações extremamente positivas.
Palavras como “deslumbrante” e “encantadora” são usadas para carimbar a narrativa que retrata um encontro épico entre dois adolescentes pretos que exploram o amor e suas identidades ao longo da estranha jornada da primeira vez.
No site Metacritic, que compila reviews da imprensa de língua inglesa, Para Sempre ganhou a ótima nota 80 (de 100), que a coloca como uma das sete melhores séries de 2025, até agora.
Quem lidera esse ranking, só para registrar, é Adolescência (Netflix), com a nota 91.
A revista Time destacou a riqueza cinematográfica de Para Sempre, combinada com uma trilha sonora de hip-hop e R&B que reflete a música da vida dos personagens, tudo isso combinando para criar um dos melhores romances da TV.
Já a Entertainment Weekly ressaltou como a interação do casal protagonista foi bem escrita, desenvolvendo uma densa e profunda amizade, tornando-se assim impossível não torcer por eles.
Livro proibido
Para Sempre tem como base o controverso livro de mesmo nome da autora Judy Blume. Publicado pela primeira vez em 1975, o romance revolucionário foi proibido em escolas, livrarias e bibliotecas por todos os Estados Unidos, banimento que ainda persiste em alguns lugares.
Tudo por causa de ter uma protagonista adolescente que, livremente, embarca em uma descoberta sexual. A censura aponta questões consideradas impróprias para a faixa etária abordadas na narrativa, como representações detalhadas de relações sexuais e porque a personagem principal usa métodos contraceptivos, como a pílula.
Uma escola chegou a argumentar que o livro é basicamente um guia que ensina adolescentes a fazer sexo. Enquanto outra rebateu a obra por não promover abstinência ou relações monogâmicas.
A atualização tem uma mudança no casal protagonista: brancos no livro e pretos na série. O ator novato Michael Cooper Jr. faz o galã e a atriz Lovie Simone, conhecida pelo drama religioso Greenleaf, vive a mocinha. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br