
A segunda temporada de Pacificador, que estreia na HBO Max na quinta-feira (21), é peça-chave de algo maior. O drama cômico estrelado por John Cena tem função fundamental no primeiro capítulo do Universo DC, saga que reúne filmes e séries da editora, similar ao famoso e bem-sucedido MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel.
No caso, a segunda temporada de Pacificador apresenta uma conexão direta com a história narrada no badalado filme Superman, lançado neste ano, e pavimenta o caminho do que vem por aí no Universo DC, seguindo a visão do cineasta James Gunn e do produtor Peter Safran. Ambos atuam na presidência do DC Studios; Gunn teve passagem marcante e recente na Marvel.
Durante evento de lançamento dos episódios inéditos de Pacificador, Gunn falou sobre o impacto da série no repaginado Universo DC:
“É um ponto central, começando pelo fato de [o filme] Superman se conectar diretamente com Pacificador”, comentou. “A história de Superman desemboca aqui, e nesta temporada de Pacificador estamos preparando o terreno para o restante do Universo DC.
“É algo extremamente importante. Teremos muitas participações especiais, vários personagens que já conhecemos em Superman vão aparecer. Sinceramente, não acho que já tenha feito algo de que eu goste mais do que desta temporada de Pacificador.”
Com o filme Superman, a DC Comics iniciou uma nova fase em seu departamento de filmes e séries. As produções daqui em diante fazem parte do Universo DC, como foi batizada a franquia de histórias conectadas e compartilhadas.
Na linha cronológica dos acontecimentos, a segunda temporada de Pacificador vem logo após Superman. Em seguida, é a vez a série Lanternas, também da HBO Max. E depois, o filme Supergirl entra na linha do tempo. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br