
Assinada por Kurt Sutter, criador de The Shield e Sons of Anarchy, a série Os Abandonados é o mais novo faroeste da Netflix que tem tudo para conquistar os fãs do gênero, principalmente aqueles que gostam de histórias mais nuas e cruas sobre o Velho Oeste americano. A produção, lançada na plataforma do tudum nesta quinta-feira (4), foi feita para ser um western raiz, sem espaço para mimimi.
A narrativa se passa em pleno auge da era chamada de The Old West (Velho Oeste) ou Wild West (Oeste Selvagem), quando o território dos Estados Unidos se expandia e, nesse processo, valia tudo pela sobrevivência. Enquanto algumas famílias estavam em busca de paz, outras queriam mesmo acumular terras e enriquecer. Era a vida na base do custe o que custar para alcançar o que desejava.
Os Abandonados tem a sua trama situada em 1854, no Território de Washington. Matriarcas de duas famílias muito diferentes, uma rica e privilegiada entrelaçada por laços de sangue, e outra formada por órfãos e rejeitados unidos por amor e necessidade, veem seus destinos se interligarem por dois crimes, um segredo aterrador, um amor avassalador e terras ricas em prata.
Essa colisão retrata a luta de classes americana em um lugar fora do alcance da justiça.
Uma dessas mulheres é Fiona, vivida por Lena Headey (Game of Thrones). Irlandesa profundamente religiosa marcada pela impossibilidade de gerar um filho, ela decide reconstruir o próprio destino de outra forma.
Movida por uma convicção quase espiritual, Fiona acolhe quatro órfãos e tenta erguer, no interior do Oregon, o lar que sempre desejou.
Mas a nova rotina que imagina para si e para as crianças rapidamente se vê ameaçada. Aristocratas europeus surgem reivindicando a propriedade recém-adquirida por Fiona, desencadeando uma disputa desigual.
Entre interesses estrangeiros e a luta por preservar o único núcleo familiar que conseguiu formar, ela precisa enfrentar forças muito mais poderosas do que poderia prever. Entra em campo a tática de, a qualquer custo, defender o mundo que começou a construir. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



