DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Bruna Mascarenhas (à esq.) e Fernanda Viacava em cena de Sintonia
A série Sintonia retornou com a quarta temporada, lançada na última terça-feira (25), em seu habitat natural: a famosa Vila Áurea. A preocupação da produção em apresentar a rotina autêntica de uma favela paulistana aguça a curiosidade do público em saber onde ficam aquelas ruas e vielas. Embora as locações sejam reais, nada de estúdio ou fundo verde, o bairro é fictício.
Vila Áurea só existe no mundo de Sintonia. A maior parte das gravações da série, quando os personagens estão na VA, foram feitas na favela Vila Nova Jaguaré; isso desde a primeira temporada.
A comunidade faz parte do distrito de Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, capital. O bairro é vizinho da USP (Universidade de São Paulo) e do Ceagesp, com o Rio Pinheiros à margem.
As locações de Sintonia são um capítulo à parte, colocando a autenticidade em primeiro lugar. A série sempre propôs mostrar a vida nua e crua da favela, distante de muitos retratos maquiados vistos aos montes na dramaturgia brasileira. Há ainda o ingrediente de estar fincada numa comunidade paulistana, também algo raro de ser ver por aí no entretenimento.
Outros lugares de São Paulo ganham destaque na série. Já houve cenas gravadas na região do Sacomã e na favela de Heliópolis, quando um baile funk épico foi exibido na trama, inserido na fictícia VA.
A favela Vila Nova Jaguaré é consequência da urbanização do Jaguaré, bairro cuja origem vem dos anos 1930, delimitado para ser um parque industrial. Havia muitas terras disponíveis, situadas em uma ótima localidade; o que, obviamente, atraiu muitas famílias.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br