
O Prime Video lançou, nesta segunda-feira (1º), todas as cinco temporadas de New Amsterdam. A série médica, baseada em história real, entrou no streaming da Amazon logo após ser removida do Globoplay, onde foi disponibilizada em primeira mão durante as estreias dos episódios inéditos durante o período de exibição, de setembro de 2018 a janeiro de 2023.
Com 89 episódios, New Amsterdam tem como base fatos que ocorreram no Bellevue Hospital, o hospital público mais antigo dos Estados Unidos, localizado em Nova York. O prédio da instituição serviu de pano de fundo para alguns episódios da série, centrada no fictício New Amsterdam Hospital.
O personagem principal, Max Goodwin (Ryan Eggold), foi inspirado em uma pessoa real: o doutor Eric Manheimer, que durante 15 anos foi o chefe administrativo do Bellevue Hospital.
A narrativa mostra a rotina de um hospital público americano. New Amsterdam se destaca entre outras atrações do gênero (dramas médicos), que geralmente são ambientadas em hospitais e clínicas particulares luxuosas.
Assim, as histórias abordaram temas mais rústicos e verídicos com a realidade da maioria da população local, nunca deixando de tratar da questão problemática do acesso à saúde, que não é gratuito nos Estados Unidos.
Por causa desse estilo, a atração recebeu elogios da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que ressaltou a encenação fidedigna da administração e operação de um hospital. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br