
Um grupo de pessoas vivendo em um bunker, figurino parecido… Desde a estreia na Netflix, na última sexta-feira (19), a série O Refúgio Atômico tem sido comparada com Fallout, uma das principais produções da história do Prime Video, indicada ao Emmy de melhor drama. Tem até quem vá além e diga que a atração espanhola da gigante do streaming copiou a trama baseada no game homônimo famoso.
Álex Pina (La Casa de Papel), um dos criadores de O Refúgio Atômico, está ciente dessa comparação. Contudo, ele rebate qualquer semelhança direta, afirmando que uma série não tem nada a ver com a outra.
“Acho que há muitas diferenças em relação a Fallout. O único ponto em comum é que ambas as narrativas se passam em um bunker”, disse em entrevista ao site espanhol Sensacine. “Fora isso, praticamente tudo é distinto. Narrativamente, estamos em outra frequência.”
Ele aproveitou para falar sobre a origem de sua criação, baseada em uma história real. “A ideia da série nasceu de uma notícia que li em um jornal da Espanha sobre um abrigo subterrâneo dos ricos, muitos anos atrás [durante o auge da pandemia de Covid-19]”, revelou. “Levamos bastante tempo para tirá-la do papel e, nesse intervalo, o conceito de bunker foi ganhando cada vez mais relevância na vida em sociedade.”
“De repente, percebemos que estávamos em uma realidade até pior do que a da pandemia. Mas o bunker sempre nos serviu como cenário potente para contar histórias. Neste caso, sobre ricos, mas ainda assim mergulhados em depressão, angústia, claustrofobia. E, ao mesmo tempo, queríamos criar uma série muito divertida.”
O Refúgio Atômico usa a ironia para expor como o tal abrigo subterrâneo funciona como uma espécie de nivelador das coisas, pois a vida glamourosa que os endinheirados desfrutavam na superfície desaparece no confinamento. Assim, o dinheiro, toda a fortuna que possuem, passa a valer quase nada. Abre-se espaço para explorar as verdadeiras identidades deles, seus sentimentos e relacionamentos pessoais.
Sinopse de O Refúgio Atômico
- Para dar um forte ar de dramaticidade, Pina pintou o mundo à beira de um conflito global sem precedentes, como se a Terceira Guerra Mundial estivesse, de fato, prestes a eclodir. Daí, um grupo de bilionários se esconde em um bunker de luxo, o Kimera Underground Park, criado para resistir a qualquer tipo de catástrofe.
Sinopse de Fallout
- Fallout é a história de quem tem e quem não tem em um mundo onde não há quase nada para se ter. Duzentos anos após o apocalipse, os habitantes dos luxuosos abrigos radioativos são forçados a retornar à paisagem infernal irradiada que seus ancestrais deixaram para trás. Eles ficam chocados ao descobrir um universo incrivelmente complexo, alegremente estranho e altamente violento esperando por eles. A série retrata as consequências e avanços da tecnologia nuclear após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Disso surgiu uma sociedade retrofuturista e uma subsequente guerra por recursos.
•

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br