Para coroar uma narrativa péssima, os dois últimos episódios da 2ª temporada de Os Outros, lançados nesta semana pelo Globoplay, foram verdadeiros desastres da teledramaturgia. A cartada do “quem matou”, introduzida anteriormente, foi tão preguiçosa que a solução surgiu em cerca de 30 minutos de cena. E o desfecho foi qualquer nota abaixo da crítica.
[Atenção: spoilers a seguir]
Uma simples mudança no roteiro poderia ter feito a segunda temporada de Os Outros menos ruim. A partir do momento em que foi definido, antes de tudo, que o melhor personagem da série, o miliciano Sérgio (Eduardo Sterblitch), iria morrer, a estrutura do “quem matou” tinha que ter tomado conta de toda a leva. Isso tornaria a experiência do telespectador um pouco mais proveitosa.
Cada episódio de Os Outros começa com um flash do que é explicado somente nos minutos finais. Em um corte de poucos segundos, a segunda temporada começaria com uma imagem de Sérgio morto, entrando em um rabecão, por exemplo. A partir daí, o público saberia que o personagem iria morrer, criando-se assim toda uma expectativa para descobrir quem o matou; ou se foi um “acidente”.
Essa é a estrutura clássica da fórmula “quem matou” que funcionaria muito bem em Os Outros. E pouca coisa poderia mudar depois disso em relação ao que foi apresentado. Afinal, Sérgio atormentou, episódio após episódio, todas as pessoas ao seu redor, dando motivos para a lista de suspeitos ser bastante grande, gerando assim muita dúvida na solução do caso e envolvendo os espectadores.
Do jeito que foi feito, o “quem matou” de Os Outros foi apressado e nada atraente. A morte de Sérgio só foi mostrada no episódio dez (antepenúltimo). Então, o Globoplay tentou promover, nas redes sociais e afins, um jogo para o público apostar em quem teria feito aquilo com o vereador/policial. Porém, a especulação durou apenas uma semana.
E aos 30 e poucos minutos do episódio 11, a pessoa assassina foi revelada. Nem deu tempo direito para brincar de detetive nessa dinâmica de adivinhação.
Dias antes de a segunda temporada estrear, nomes do elenco foram anunciados para a terceira leva. O de Eduardo Sterblitch não estava entre eles. Então, já se sabia que alguma coisa poderia acontecer com o Sérgio, sendo a morte uma das opções.
Não tem nenhum problema em uma série matar o seu melhor personagem, pelo motivo que for. O tropeço se deu na execução do processo e montagem narrativa. Os Outros 2 decepcionou com uma temporada péssima. E o gostinho amargo fica pior porque algo poderia ter sido realizado para torná-la menos insossa. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br