CRÍTICA

O que Os Outros deveria ter feito para 2ª temporada ser menos ruim

Série do Globoplay perdeu qualidade em seu segundo ano
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Eduardo Sterblitch na 2ª temporada de Os Outros
Eduardo Sterblitch na 2ª temporada de Os Outros

Para coroar uma narrativa péssima, os dois últimos episódios da 2ª temporada de Os Outros, lançados nesta semana pelo Globoplay, foram verdadeiros desastres da teledramaturgia. A cartada do “quem matou”, introduzida anteriormente, foi tão preguiçosa que a solução surgiu em cerca de 30 minutos de cena. E o desfecho foi qualquer nota abaixo da crítica.

[Atenção: spoilers a seguir]
Uma simples mudança no roteiro poderia ter feito a segunda temporada de Os Outros menos ruim. A partir do momento em que foi definido, antes de tudo, que o melhor personagem da série, o miliciano Sérgio (Eduardo Sterblitch), iria morrer, a estrutura do “quem matou” tinha que ter tomado conta de toda a leva. Isso tornaria a experiência do telespectador um pouco mais proveitosa.

Cada episódio de Os Outros começa com um flash do que é explicado somente nos minutos finais. Em um corte de poucos segundos, a segunda temporada começaria com uma imagem de Sérgio morto, entrando em um rabecão, por exemplo. A partir daí, o público saberia que o personagem iria morrer, criando-se assim toda uma expectativa para descobrir quem o matou; ou se foi um “acidente”.

Essa é a estrutura clássica da fórmula “quem matou” que funcionaria muito bem em Os Outros. E pouca coisa poderia mudar depois disso em relação ao que foi apresentado. Afinal, Sérgio atormentou, episódio após episódio, todas as pessoas ao seu redor, dando motivos para a lista de suspeitos ser bastante grande, gerando assim muita dúvida na solução do caso e envolvendo os espectadores.

Do jeito que foi feito, o “quem matou” de Os Outros foi apressado e nada atraente. A morte de Sérgio só foi mostrada no episódio dez (antepenúltimo). Então, o Globoplay tentou promover, nas redes sociais e afins, um jogo para o público apostar em quem teria feito aquilo com o vereador/policial. Porém, a especulação durou apenas uma semana.

E aos 30 e poucos minutos do episódio 11, a pessoa assassina foi revelada. Nem deu tempo direito para brincar de detetive nessa dinâmica de adivinhação.

Dias antes de a segunda temporada estrear, nomes do elenco foram anunciados para a terceira leva. O de Eduardo Sterblitch não estava entre eles. Então, já se sabia que alguma coisa poderia acontecer com o Sérgio, sendo a morte uma das opções.

Não tem nenhum problema em uma série matar o seu melhor personagem, pelo motivo que for. O tropeço se deu na execução do processo e montagem narrativa. Os Outros 2 decepcionou com uma temporada péssima. E o gostinho amargo fica pior porque algo poderia ter sido realizado para torná-la menos insossa.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross