
Uma das melhores comédias do ano, com grandes chances de ser indicada ao Emmy, a série O Estúdio, disponível no Apple TV+ entregou um episódio perfeito sobre a armadilha da influência woke em Hollywood. Trata-se de Elenco, o sétimo episódio, lançado nesta semana.
O Estúdio é uma ótima série sobre os bastidores de Hollywood, acompanhando um diretor de um estúdio de cinema e seus subordinados.
Nesse episódio em questão, como diz o título, o tema é a escalação de elenco de um filme, mistura de live-action com animação, com potencial de ser visto pelo público e mídia como racista e preconceituoso devido à escalação de um ator preto, Ice Cube, como a voz de um personagem animado.
Daí, os protagonistas da série entram numa espiral hilária ao tentar consertar isso. Produtores e executivos, todos brancos, tomam o mais absoluto cuidado do mundo ao lidar com essa situação delicada, pensando duas vezes antes de dizer alguma palavra considerada inadequada.
É um retrato preciso sobre como a cultura woke está impregnada em Hollywood a ponto de deturpar algo que, na raiz, não tinha problema algum.
Os produtores só tropeçam ao tornar o elenco mais inclusivo, o que piora a situação. A coisa complica mais quando decidem montar um elenco fiel à representatividade populacional dos Estados Unidos, com a proporção certa de latinos, pretos, asiáticos, brancos…
Acontece que nem eles sabem ao certo qual ator e atriz se encaixa exatamente nessas classificações.
Essa confusão toda mostra como a cultura woke, que tem preceitos justos e válidos, acaba colocando armadilhas em Hollywood; nas quais muitos já caíram, registra-se.
O Estúdio foi perfeito ao encenar isso em meros 24 minutos, tempo de duração do episódio muito divertido e esclarecedor. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br