GUARDANAPOS

O episódio singelo de O Urso que exalta a excelência da série

Arco narrativo retrata a origem da cozinheira Tina
REPRODUÇÃO/FX
Liza Colón-Zayas na 3ª temporada de O Urso
Liza Colón-Zayas na 3ª temporada de O Urso

A terceira temporada de O Urso, já disponível no Disney+, tem um episódio bem simples, mas que serve para provar o nível de excelência da comédia dramática. Todo focado na cozinheira Tina Marrero (meticulosamente defendida por Liza Colón-Zayas), o capítulo Guardanapos, o sexto da atual leva, é um primor de atuação, roteiro e direção.

Esse episódio entra em uma boa hora para dar uma acalmada na tensa e estressante terceira temporada. A pausa na operação do restaurante The Bear é justa, um mergulho no passado de Tina. A narrativa mostra como ela foi parar na lanchonete ‘pé sujo’ The Original Beef, então comandada por Michael “Mikey” Berzatto (Jon Bernthal), irmão do chef Carmy (Jeremy Allen White).

O ápice de Guardanapos está na conversa absolutamente sincera entre Tina e Mikey, que se encontram por acaso. Ela foi parar na lanchonete após mais uma tentativa frustrada de encontrar um emprego. Acaba ganhando de graça um café e um sanduíche. Quando foi para o salão comer, lá estava Mikey abastecendo os recipientes de guardanapos.

Tina começa a chorar e Mikey quebra o gelo perguntando: “O sanduíche está tão ruim assim?”. A seguir, começa uma conversa que dura dez minutos sobre a vida. Ambos abrem o coração expondo frustrações, tristezas, esperanças, sonhos… É um diálogo belo sobre o que é ser humano naqueles dias mais difíceis, ou “o pior dos dias”, como enfatiza Tina.

Tina carrega em seus ombros problemas que muitos sofrem, como ter de lidar com aumento de aluguel, ver o marido preterido em uma promoção na firma onde bate o cartão, estar desempregada aos 46 anos, encarar os implacáveis boletos e “essas coisas de adultos”…

No final, ela é surpreendida com a oferta de emprego dada por Mikey, para ser cozinheira do The Original Beef. E o resto é história.

Guardanapos teve uma direção especial, assinada pela atriz Ayo Edebiri, a chef Syd, em seu primeiro trabalho atrás das câmeras. Ela captura a essência da série ao acompanhar Tina pelas ruas de Chicago atrás de um emprego. É aquela vibe gostosa e aconchegante que O Urso sabe transmitir muito bem.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross