Conhecido por exibir aclamados dramas hospitalares da TV americana, o canal Sony começa 2024 apostando em atrações do gênero fora de Hollywood. Em janeiro, estreiam uma série médica vinda da Turquia (The Town Doctor) e outra da Austrália (RFDS – Royal Flying Doctor Service). As duas chamam a atenção por peculiaridades bem locais, oferecendo ao telespectador um olhar diferente sobre a medicina praticada em países tão distintos.
O primeiro lançamento chega em 15 de janeiro, a partir das 21h. Entra no ar a temporada inicial de RFDS – Royal Flying Doctor Service, cuja trama é baseada em histórias reais do serviço médico homônimo, organização sem fins lucrativos, que presta atendimentos de emergência e cuidados gerais de saúde a pessoas que moram em áreas rurais da Austrália, regiões distantes de centros urbanos (o famoso outback, o sertão australiano).
A equipe do RFDS é formada por pilotos, médicos e enfermeiros. No centro da trama está a doutora Eliza Harrod (Emma Hamilton), mulher recém-divorciada que não exerce sua profissão há muitos anos. Mas quando se muda após separação do marido, ela precisa retomar sua vida.
RFDS explora as redescobertas e os desafios que Eliza enfrenta, como superar seus medos e inseguranças. A médica embarca em uma jornada na qual vai salvar vidas com os novos colegas, aplicando novas técnicas da medicina e confiando em si mesma.
Na Austrália, RFDS – Royal Flying Doctor Service estreou em 2021. Neste ano, foi exibida a segunda temporada; a terceira leva de episódios está confirmada. Cada uma das duas temporadas já produzidas é composta de oito capítulos.
Já o drama médico turco The Town Doctor (Kasaba Doktoru; Médico da Cidade, em português) foi encerrada após duas temporadas (32 episódios; 2022-2023). O lançamento no Sony será em 16 de janeiro, a partir das 22h. The Town Doctor é adaptação do k-drama Dr. Romântico, disponível na Netflix e HBO Max
A base da narrativa é encabeçada por Kemal Demir (Abutre Bardo), talentoso cirurgião que largou o emprego em um renomado hospital da cidade grande para ir trabalhar em um vilarejo remoto e com poucos recursos. Lá, ele muda seu nome para Hakan Aydjner e passa a ensinar outros jovens as melhores técnicas cirúrgicas e compartilhar seus conhecimentos.
Então, entra na história Omer Ozen (Deniz Can Aktaş), jovem que trabalha no mesmo hospital em que Kemal trabalhou e que decidiu se tornar médico após perder o pai naquele posto de saúde.
Acompanhe Omer para aprender as melhores lições de Hakan e descubra como essa dupla de médicos vai fazer de tudo para se dar bem, evidenciando que o conhecimento ajuda, apesar dos poucos recursos que alguns têm para salvar vidas, mostrando uma realidade difícil na Turquia.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br