Quem será o novo James Bond? Essa pergunta está por toda parte em Hollywood e gera inúmeras apostas, que vão desde Idris Elba (Luther), que é um dos atores com cotação mais alta, até a possibilidade de uma Bond mulher. No meio desse agito o nome de Richard Madden também tem destaque. E ele está, indiretamente, fazendo um teste em tempo real provando que pode encarnar o icônico agente 007 na continuação da lendária franquia de filmes.
Ex-Robb Stark em Game of Thrones, Madden vive um espião na badalada série Citadel, do Prime Video, uma das atrações mais caras de toda a história da TV. A produção-executiva é dos irmãos Russo (Anthony e Joe), famosos por grandiosos longas de heróis do MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel.
O ator escocês de 36 anos encarna o personagem Mason Kane, integrante top de linha da agência internacional de espionagem Citadel, criada para atuar em prol da humanidade (ao menos é o que eles dizem e acreditam), sempre fazendo o bem, “leal a ninguém e nenhum país.”
Ela é derrubada pela Mantícora, um poderoso sindicato que manipula o mundo, comandado pelas oito famílias mais ricas da face da Terra. Kane é tido como morto, durante missão na Itália, envolvido em explosão e descarrilamento de trem.
Oito anos depois do acidente, a série o mostra com outra identidade, de um pai de família chamado Kyle Conroy, sem qualquer memória do passado de quando era um dos maiores espiões do planeta.
Leia no Diário de Séries: [crítica] Correta, Citadel não é tão ruim assim como dizem por aí
Nessa jornada, a série Citadel colocou Richard Madden nas maiores enrascadas, em cenas dignas de cinema. Tem tiroteio insano dentro de um vagão de trem – no qual ao lado da agente Nadia Sinh (Priyanka Chopra Jonas) precisa eliminar dezenas de capangas -, muita porrada e briga à vera, ação silenciosa para não ser visto e uma sequência de cena espetacular na neve.
Com uma única pistola, o agente Kane tem de escapar de dezenas de inimigos. Sem errar um tiro, mata capangas enquanto foge, escapa da morte em queda livre de um penhasco aproveitando um paraquedas danificado e, sobre um par de esquis, desvia de tiros ao descer uma montanha de neve em alta velocidade… E tudo isso somente nos três primeiros episódios de Citadel.
No drama do Prime Video, Richard Madden ganhou a oportunidade de passar por todas as fases de um espião da mais alta patente. Seu personagem vai do terno impecavelmente alinhado, fazendo uso da voz suave e do charme, até vestir um uniforme cheio de apetrechos, se utilizando do que for preciso para cumprir a missão dada.
Ele pode ser preterido nesse vestibular para a escolha do novo James Bond. Entretanto, com Citadel o ator deixa nítido que tem condições sim de ser a cara de um dos personagens mais memoráveis do entretenimento.
Você acha que Madden tem condições de dar conta do recado?
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br