
A Globo fechou parceria com a divisão internacional do estúdio Maria Farinha Filmes (MFF & Co), situado em Los Angeles, para levar algumas das novelas de maior sucesso da emissora brasileira ao público americano. O projeto prevê versões em inglês, pensadas no modelo tradicional de séries com múltiplas temporadas.
Quatro novelas famosas do grupo Globo fazem parte dos primeiros passos desse projeto: Império (2014-2015), Belíssima (2005-2006), O Outro Lado do Paraíso (2017-2018) e Todas as Flores (2022-2023).
De acordo com o anúncio, revelado nesta terça-feira (19) em primeira mão pelo site Variety, as adaptações ficarão a cargo de roteiristas experientes do mercado hollywoodiano.
A MFF & Co será responsável por negociar a distribuição com estúdios e plataformas de streaming, abrindo caminho para que histórias consagradas no Brasil sejam reinventadas para espectadores de língua inglesa (e, consequentemente, vendidas para o mercado global).
Confira as tramas dessas quatro novelas de grande sucesso:
- Império (escrita por Aguinaldo Silva): José Alfredo (Alexandre Nero) não esconde a predileção por sua filha Maria Clara (Andreia Horta), uma renomada designer de joias. Ela é noiva de Enrico (Joaquim Lopes), dono de um dos restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro. Apesar de temperamentos diferentes, os irmãos querem conquistar o lugar do pai na rede internacional de joias Império, empresa responsável pela fortuna e prestígio da família.
- Belíssima (escrita por Silvio de Abreu): ambientada em São Paulo, a trama fala sobre a importância da imagem em uma sociedade regida pelas aparências, discutindo valores como beleza, sucesso e honestidade. Belíssima é o nome de uma empresa de roupas íntimas liderada por Júlia Assunção (Gloria Pires) e sua avó, Bia Falcão (Fernanda Montenegro). Por mais que seja boa no que faz, Júlia sofre cobranças da avó por não ser tão fascinante igual a mãe, uma famosa modelo já falecida.
- O Outro Lado do Paraíso (escrita por Walcyr Carrasco): O Estado do Tocantins serve como pano de fundo. A narrativa traz a história de Clara (Bianca Bin), jovem de vida simples que tem o destino transformado ao conhecer Gael (Sergio Guizé), herdeiro da família mais poderosa de Palmas. Mas a vilã Sophia (Marieta Severo) torna-se um empecilho. Ela só aceita o casamento do filho ao descobrir que as terras do avô de Clara têm esmeraldas. Para abrir e controlar o garimpo, Sophia interna a nora em um manicômio. Dez anos depois, Clara foge do hospício e ressurge milionária. O desejo é se vingar de sua principal inimiga: a sogra.
- Todas as Flores (escrita por João Emanuel Carneiro): A história central gira em torno de Maíra (Sophie Charlotte), uma jovem que cresceu a acreditar que a sua mãe, Zoé (Regina Casé), tinha falecido. O segredo foi mantido pelo seu pai, que, na tentativa de protegê-la do suposto desprezo de Zoé, optou por ocultar a verdade. Anos depois, Zoé retorna à vida de Maíra, à procura do perdão pelo seu passado conturbado. No entanto, a sua aparição esconde um verdadeiro turbilhão de intenções obscuras.
•

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br