O que era ótimo ficou ainda melhor. A série Ruptura optou por mudar a vinheta de abertura na segunda temporada, obra vista pela primeira vez no segundo episódio, lançado nesta sexta-feira (24). Foi uma decisão criativa, entregando assim uma narrativa diferente do que o público viu no ano de estreia, vinheta esta que ganhou o Emmy de melhor abertura, em 2022.
A trilha sonora permanece, composição original de Theodore Shapiro. E o criador da vinheta também é o mesmo, o artista alemão Oliver Latta, especializado em produções em 3D. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, Latta explicou cada detalhe desse novo trabalho, um mergulho mais a fundo no mundo surreal do cérebro de Mark (Adam Scott), um dos personagens principais da trama.
Curiosamente, Latta comentou que preferiu não receber muitas informações de antemão sobre a segunda temporada, com a intenção de desenvolver algo praticamente único. Só uma coisa ou outra ele obteve com antecedência, com direito a visita ao set, para capturar acontecimentos importantes da nova leva de episódios.
Bexigas
Retomando a questão do trabalho original… As bexigas vistas na primeira vinheta foram incorporadas na série; o artefato decorativo é uma espécie de assinatura de Latta. Desta vez, ele resgatou a ideia, mas transformando a cabeça de Mark em uma bexiga. Para o artista, bexigas, balões e afins servem como metáfora de Rutpura.
“A bexiga ganha forma por causa do ar, nada real, assim como memórias ou coisas que não são físicas, mas acontecem na cabeça. Tudo está centrado no cérebro humano.”
Escuridão
A vinheta entra no crânio de Mark. Latta escolheu um verde-escuro para ilustrar essa viagem. “É um pouco escuro, pois vejo a série como sombria”, comentou. O bonequinho de Mark aparece caminhando com o auxílio de uma lanterna. Essa é a visão de Latta sobre como seria andar dentro de um cérebro.
Bebês
O designer obedeceu a uma orientação de Ben Stiller, produtor e diretor de Ruptura: coloque bebês na vinheta. E Latta acatou, cercando Mark de bebês sem rosto e rastejando. No final, surge aos pés de Mark um bebê com a cara de Kier Eagan, fundador da Lumon Industries
Outros personagens
Na primeira vinheta, Mark foi o protagonista solo. Agora, mais personagens despontam, como a Harmony Cobel (Patricia Arquette), porém só a silhueta da cabeça, sem nenhum traço na face.
Latta decidiu dar destaque a duas personagens bem presentes na vida de Mark, Helly Riggs (Britt Lower) e Gemma/Ms. Casey (Dichen Lachman). Elas são vistas em vários instantes, ou seja, estão totalmente ativas na mente de Mark. O intrigante é no momento em que ele vê uma figura feminina num elevador e corre em direção dela. Só não fica claro se é a colega de trabalho ou sua ex-mulher.
Cabras, elas mesmo
Um dos elementos mais indecifráveis (por enquanto) de Ruptura são as cabras, vistas ao longo da primeira temporada. Latta resolveu brincar com isso e fez uma pintura com o animal no centro, remetendo a outra coisa bem presente na série: arte em quadros.
Novas paisagens
Algumas cenas da vinheta, vistas agora junto ao segundo episódio, são estranhas porque ilustram situações ainda não retratadas na segunda temporada. Stiller teve até que intervir, pedindo o corte de uma ou outra imagem, porque seria spoiler.
Susto
Com toda a intenção de provocar um susto no telespectador, Latta fez um final aterrorizante. As próprias mãos de Mark abrem um buraco na nuca do personagem, e um zoom é dado para realçar o olhar dele. “Essa imagem é algo que sempre tive em mente e acho que é visualmente, em termos de história também, realmente estimulante”, contou o artista.
Olhar atento
Durante a vinheta, com pouco mais de 1 minuto e dez segundos de duração, Latta despejou pequenos símbolos para o próprio telespectador identificá-los e desenvolver sua interpretação. São coisas que ele propositadamente não foi direto na representação para dar essa margem de entendimento. Cabe ao público prestar atenção e flagrar cada item.
Veja a vinheta da segunda temporada de Ruptura:
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br