Esta é a última semana de 2023 e ainda tem série nova chegando por aí. Na sexta-feira (29), a Netflix lança Berlim, drama criminal que NÃO é uma nova temporada de La Casa de Papel, atração espanhola hit mundial que chegou ao fim há dois anos. Essa nova produção é um spin-off, que se dá quando um personagem de alguma série é pinçado para estrelar a própria história.
No caso, o escolhido foi Berlim, apelido de Andrés de Fonollosa Gonzalves, um dos criminosos mais queridos do bando dos Mascarados de Dalí. Ele volta à cena na pele de Pedro Alonso, presença marcante nas duas temporadas de La Casa de Papel.
A série Berlim está situada no passado, feita para mostrar a origem do protagonista e de outras figuras conhecidas da trama mãe. As gravações ocorreram em Paris (França) e Madri (Espanha).
Criação de Álex Pina (o mesmo de La Casa de Papel) e Esther Martínez Lobato, Berlim tem no seu núcleo a jornada do personagem titular antes de ele receber o diagnóstico de doença terminal. A narrativa mergulha no momento auge do ladrão, quando planeja um dos seus maiores golpes: roubar a casa de leilão mais importante de Paris.
Em entrevista à Netflix, Pina revelou que, essencialmente, a série é “cheia de crimes do colarinho branco, tensão, viagens, romance e humor”. Ele fez questão de ressaltar que a comédia é o ponto surpreendente da atração. “Vamos fazer as pessoas darem muitas risadas.”
La Casa de Papel tocou em algumas situações vividas por Berlim no passado. Agora, é a vez de conhecê-las melhor.
Berlim vive dizendo que só duas coisas podem transformar um dia ruim em ótimo: amor e um pagamento de milhões de dólares. Isso o mantém focado em seus objetivos ousados. Então, ele arma um de seus assaltos mais arriscados: desaparecer com joias que valem US$ 44 milhões.
Claro que, para tanto, ele vai precisar de uma ajudinha. Entra em cena o seu time de bandidos. Keila (Michelle Jenner) é gênio da cibersegurança; Damián (Tristán Ulloa) é acadêmico e confidente de Berlim; Cameron (Begoña Vargas) é intrépida e vive correndo riscos; Roi (Julio Peña Fernández) é o parceiro leal do chefe; e Bruce (Joel Sánchez) é o cara da ação, perito em armamentos.
Fora esses novos personagens, Berlim vai resgatar duas pessoas de La Casa de Papel, as policiais Raquel Murillo (Itziar Ituño) e Alicia Sierra (Najwa Nimri). Tudo leva a crer que conheceremos mais sobre o passado das duas.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br