
O sétimo episódio da segunda temporada de Uma Mente Excepcional, lançado nesta quarta-feira (29) pelo Disney+, foi dedicado a uma pessoa especial. Logo após a última cena, aparece uma mensagem em forma de homenagem: “Em memória de Nicolas Jean”. Esse é um tributo que tem a ver com o nascimento da série.
Roteirista francês, Nicolas Jean morreu em 29 de setembro, repentinamente, aos 63 anos; a causa da morte não foi divulgada. Ele foi uma das quatro pessoas que criaram Morgana: A Detetive Genial (HPI), a versão francesa e original de Uma Mente Excepcional.
Jean é creditado como a fonte principal da narrativa. Isso porque a ideia do drama policial foi inspirada em um dos seus filhos, que, assim como a protagonista Morgana (Morgan, na adaptação americana), tem um QI elevado, bem acima da média, e é dono de uma inteligência singular.
Florence Philipponnat, roteirista e administradora da SACD (Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos da França), falou sobre Jean ao anunciar sua morte. Em nota, ela destacou o talento e a trajetória meteórica do roteirista, que ingressou na televisão com idade avançada, há apenas treze anos.
Autodidata, ele se destacou por seu estilo incomparável e por criar narrativas originais que desafiavam convenções. “Tinha o dom de inventar conceitos livres, desprendidos de limitações impostas. E sabia reunir ao seu redor roteiristas criativos, movido por uma paixão genuína por compartilhar e colaborar”, escreveu Florence.
A segunda temporada de Uma Mente Excepcional entra de férias na TV americana. O retorno está confirmado para 6 de janeiro de 2026, com o oitavo episódio; se nada mudar, esse capítulo passa a ficar disponível no Brasil, via Disney+, no dia seguinte. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



