O drama médico New Amsterdam chegou ao fim na última terça-feira (17), nos Estados Unidos, com a exibição do episódio final da quinta temporada. Lançada em 2018, a série teve um começo avassalador, registrando bons números de audiência. Porém, perdeu o gás com o passar do tempo. Mesmo assim, o produtor executivo Peter Horton não entende até hoje o motivo do cancelamento: “mistério.”
O também diretor tocou nesse assunto durante entrevista ao site Deadline. Tanto ele quanto David Schulner, o criador da trama, lamentaram o que consideraram um fim precoce.
A dupla foi questionada sobre se tiveram tempo suficiente para concluírem a narrativa de New Amsterdam do que jeito que queriam. “Não”, respondeu Horton, seco e direto. “Acredito que a atração poderia ter, deveria ter, no mínimo mais uns dois anos.”
“Há ainda muita história para ser contada sobre os personagens”, continuou. “Atualmente, somos o programa televisivo número três na Netflix [americana]. Não acho que o público estava preparado para o ponto final.”
Schulner acrescentou que a produção disputava de igual para igual a liderança no horário no ibope americano (medição entre os adultos de 18 a 49 anos). Atração da rede NBC, New Amsterdam tinha como principal concorrente o drama policial FBI: Os Mais Procurados, exibida pela CBS na faixa das 22h.
“O motivo do cancelamento [de New Amsterdam] é um mistério, para dizer a verdade”, confessou Horton.
Entre tantos dramas médicos disponíveis na TV, New Amsterdam se destacou por apresentar histórias fora do padrão das séries desse gênero, geralmente ambientadas em hospitais e clínicas particulares luxuosas. O palco da atração protagonizada por Ryan Eggold era um hospital público.
Assim, as histórias abordaram temas mais rústicos e verídicos com a realidade da maioria da população americana, nunca deixando de tratar da questão problemática do acesso à saúde, que não é gratuito nos Estados Unidos.
Por causa desse estilo, a atração recebeu elogios da OMS, a Organização Mundial da Saúde, que ressaltou a encenação fidedigna da administração e operação de um hospital.
New Amsterdam pode ser vista no Globoplay (só as três primeiras temporadas). A série está sendo reprisada, desde o início, no canal Sony.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br