ESTRATÉGIA

Netflix investe em programação diversa porque Round 6 nem chega a 1% de views

Números de audiência justificam aposta na overdose de conteúdo
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Lee Jung-jae na 2ª temporada de Round 6
Lee Jung-jae na 2ª temporada de Round 6

A transparência da Netflix com a audiência dos programas disponíveis na plataforma ajuda a entender o modelo de negócio adotado pela companhia. No relatório acerca do ibope global de todo o segundo semestre de 2024, a segunda temporada de Round 6 apareceu no topo com impressionantes 86,5 milhões de visualizações. Acontece que isso não é nada ao analisar o todo.

Tamanha performance do drama sul-coreano hiperviolento não chegou nem a 1% de toda a audiência da Netflix nos últimos seis meses do ano passado. Esse desempenho de Round 6 correspondeu a apenas 0,7% de todas as visualizações que a gigante do streaming marcou no período.

Ou seja, emplacar um hit mundial está longe de ser suficiente. Eis um ponto que fortalece a ideia praticada pela empresa desde a sua entrada no mundo dos streamings, a de apostar na quantidade acima de tudo.

“É por isso que investimos em uma grande variedade de programas e filmes”, registrou a Netflix, em nota, comentando esse detalhe para justificar a encomenda de todo tipo de atração produzida nos mais diferentes lugares do planeta. “Precisamos tornar esses programas excelentes, para que toda vez que um assinante acesse a Netflix, ele aperte o play e permaneça [não cancele a conta].”

Durante todo o segundo semestre de 2024, assinantes assistiram mais de 94 bilhões de horas na Netflix, aumento de 5% comparado ao mesmo período do ano anterior.

O relatório permite à plataforma do tudum ter uma visão cristalina do que o público gosta ou rejeita, tendo assim segurança ao fazer investimentos. Ficou claro, por exemplo, que qualquer atração true crime, seja série roteirizada ou documentário, faz sucesso. Não à toa, a Netflix lança produções desse tipo uma atrás da outra.

Outro ponto de destaque foi ter a comprovação de que vale investir em produções de língua não inglesa. De alguma forma, o público internacional vai achá-las e irá engatar uma maratona. Crédito total ao sistema de dublagem administrado pela Netflix ao redor do mundo, um trabalho árduo, mas que faz toda a diferença. 

Sem dublagem, dificilmente uma série norueguesa teria a audiência expressiva alcançada por Inferno em La Palma, a segunda atração de língua não inglesa mais vista no segundo semestre do ano passado, atrás somente de Round 6. 

Fato: quase um terço de todas as visualizações na metade final de 2024 vieram de séries ou filmes de língua não inglesa. No top 10 de séries desse recorte, têm produções da França, da Itália, do México… e até do Brasil (o melodrama Pedaço de Mim).

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