A Netflix mudou o sistema de rankeamento de suas séries mais vistas. A partir desta terça-feira (20), o ranking top 10 semanal passará a levar em conta uma média de audiência ao invés de apenas considerar o volume total de horas assistidas, modelo que favorecia dramas em relação às comédias, assim como beneficiando atrações com vários episódios em detrimento das mais curtas.
Outra alteração significativa acontece na lista dos programas mais vistos de todos os tempos. Antes, a Netflix considerava somente os primeiros 28 dias de disponibilidade de um título. Agora, vão contar os primeiros 91 dias. Isso já afeta o ranking, com nova líder no pedaço.
Esse novo cálculo da audiência da Netflix, divisão das horas assistidas pela duração da série, comprova o fenômeno Wandinha. O drama sensação sobre a filha da Família Addams é a série de língua inglesa mais vista da gigante do streaming em todos os tempos, batendo Stranger Things 4, a primeira colocada no método anterior.
Wandinha teve nos primeiros 91 dias de disponibilidade 252,10 milhões de visualizações, mais do que o dobro de Stranger Things 4. Mas nas horas assistidas, o drama teen sobrenatural ficava na frente, isso pelo simples fato de ter uma duração maior de cenas (13 horas e 4 minutos), quase o dobro de Wandinha (6 horas e 49 minutos).
Um exemplo claro da importância dessa mudança para melhor entender o desempenho de uma série na Netflix se dá no primeiro ranking semanal sob a nova ordem. Entre os dias 12 e 18 de junho, a quarta temporada de Eu Nunca… foi a líder no grupo das séries de língua inglesa, com 11,50 milhões de visualizações, somente 200 mil à frente da sexta temporada de Black Mirror.
Na contagem antiga, horas assistidas, Black Mirror ficaria com a liderança (58,7 milhões x 56,4 milhões). Claro, Eu Nunca… tem episódios que nem chegam a 30 minutos de cena, por isso o volume de hora menor. A duração da quarta temporada da comédia é de 4 horas e 55 minutos contra 5 horas e 12 minutos de Black Mirror 6.
No ranking geral, entre séries de língua inglesa ou não, a primeira colocada continua a mesma: a sul-coreana Round 6 (265 milhões de visualizações, com Wandinha logo atrás).
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br