DOMÍNIO MUNDIAL

Mais de 80% dos assinantes da Netflix assistem a conteúdo coreano

Gigante do streaming destaca programas originais de língua não inglesa
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Cena do k-drama A Criatura de Gyeongseong
Cena do k-drama A Criatura de Gyeongseong

É consenso que séries coreanas fazem tremendo sucesso na Netflix. Mas qual o verdadeiro alcance dessas produções? Bom, a própria gigante do streaming revelou um dado que ilustra a força dos k-dramas e afins. Segundo Minyoung Kim, vice-presidente de conteúdo da Netflix (Ásia-Pacífico), “mais de 80% dos assinantes da Netflix ao redor do mundo assistem a conteúdo coreano.”

A informação foi concedida nesta terça-feira (19), quando a Netflix fez um anúncio gigantesco de todas as atrações internacionais (não americanas e inglesas) que vão ser lançadas na plataforma em 2025. Para executivos da plataforma do tudum, a audiência estrondosa que as séries coreanas geram no mundo inteiro é possível devido ao trabalho árduo feito pelas equipes de legendas e dublagens dos mais diversos países.

“Atualmente, mais de 70% de todo o conteúdo assistido na Netflix é com legendas ou dublado”, destacou Bela Bajaria, chefe de conteúdo da empresa. “Isso não é ótimo apenas para o público, é ótimo também para os criadores. Porque significa que suas histórias podem ter um impacto ainda maior no mundo.”

Um exemplo claro dessa força global de atrações é o impacto registrado nos Estados Unidos, país cujo telespectador tradicionalmente prefere conteúdo local e rejeita legendas e dublagens. A Netflix aponta que o interesse por programação em língua não inglesa só cresce por lá: no ano passado, cerca de 13% das horas assistidas nos EUA foram de títulos não ingleses, com séries e filmes coreanos, espanhóis e japoneses atraindo as maiores audiências. 

Bajaria ressaltou que o público procura histórias locais autênticas, reforçando que não existe fórmula para emplacar um hit mundial. “Quando você tenta fazer algo que agrade a todos, acaba criando algo que não agrada ninguém”, resumiu. Por isso, ela incentiva sua equipe a ser ambiciosa e a apoiar a visão dos criadores com o objetivo de “fazer com que séries e filmes ressoem primeiro em seu país de origem”.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross