BILLIONAIRES' BUNKER

Netflix cancela O Refúgio Atômico, série líder de audiência em 43 países

Drama teve criação de Álex Pina, o mesmo de La Casa de Papel
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Miren Ibarguren na série O Refúgio Atômico
Miren Ibarguren na série O Refúgio Atômico

Três meses após a estreia, a série espanhola O Refúgio Atômico foi cancelada pela Netflix. Com criação de Álex Pina, o mesmo de La Casa de Papel, o suspense apocalíptico foi descartado pela gigante do streaming mesmo após atingir a liderança de audiência em 43 países (ranking semanal top 10). 

O site do jornal El País trouxe a informação do cancelamento em primeira mão, revelando que a desmontagem dos imensos cenários já está em curso, e o elenco foi oficialmente notificado do fim da atração.

Com uma narrativa cheia de reviravoltas surpreendentes, algumas de fazer inveja às mais latinas das novelas, O Refúgio Atômico (Billionaires’ Bunker) teve um término meio a meio. Se, por um lado, há conclusões de certas histórias apresentadas ao longo dos únicos oito episódios, existe um desfecho aberto importante, algo que os roteiristas deixaram assim de propósito, visando uma possível continuidade.

A série espanhola foi feita para ter múltiplas temporadas. Porém, a liderança criativa da trama optou por um arremate que pode ser compreendido como ponto-final.

Para dar um forte ar de dramaticidade, Pina pintou a sociedade à beira de um conflito sem precedentes, como se a Terceira Guerra Mundial estivesse, de fato, prestes a eclodir. Daí, um grupo de bilionários se esconde em um bunker de luxo, o Kimera Underground Park, criado para resistir a qualquer tipo de catástrofe. Os embates do enredo ocorrem nesse ambiente fechado.

Foi montado um gigantesco bunker cenográfico de 6 mil metros quadrados, complementado por gravações em um estúdio virtual. Ao final, mais de 8 mil metros quadrados de estruturas foram erguidos.

Todo esse aparato, no entanto, não resultou em êxito pleno. Embora Diego Ávalos, vice-presidente de Conteúdos da Netflix na Espanha, tenha classificado o projeto como o mais ambicioso já produzido no país, o resultado ficou aquém do estimado.

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