
A Netflix cancelou a série O Píer (The Waterfront) após uma única temporada. Todo elenco e operários que trabalharam na produção do drama criminal foram informados sobre o fim, ficando agora livres no mercado à procura de trabalho. Essa decisão sobre o término foi uma surpresa.
Isso porque, no quesito audiência, O Píer registrou ótimos números. A série não apenas ficou cinco semanas seguidas no top 10 semanal da plataforma, entre as atrações de língua inglesa: chegou a ser líder do ranking durante três semanas seguidas, feito que não é comum.
A performance de O Píer, registra-se, foi melhor do que séries lançadas pela Netflix neste ano e que foram renovadas, como Ranson Canyon e Para Sempre. Além de alcançar um ibope superior aos das canceladas Pulso e Assassinato na Casa Branca.
Ao fazer as contas para decidir se vão renovar ou não uma série, os executivos da gigante do streaming colocam na balança o desempenho de audiência em comparação ao custo, considerando também outros fatores, como reconhecimento em premiações, repercussão nas redes sociais e o perfil do público que assiste.
Além do número de visualizações, entra na conta a taxa de conclusão, dado que não é divulgado publicamente, que mostra quantas pessoas chegaram até o último episódio.
A taxa de conclusão de O Píer era boa. Mas tanto a audiência quanto esse índice não foram fortes o suficiente para garantir a renovação.
Fato é que o renomado roteirista Kevin Williamson, criador do drama criminal, planejou uma história para ser contada em cinco temporadas. Ele tinha revelado que mais duas levas estavam prontas, no papel, esperando apenas o sinal verde da Netflix.
No centro da narrativa de O Píer, baseada em uma história real, está a família Buckley, que durante décadas deu ordens em uma cidade americana típica da Carolina do Norte, dominando do setor pesqueiro aos restaurantes.
Contudo, esse império entra em colapso quando o patriarca sofre dois infartos, e sua mulher e seu filho precisam se aventurar em águas turbulentas para impedir que os negócios afundem de vez. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br