DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Martin Henderson com Alexandra Breckenridge na 5ª temporada de Virgin River
A Netflix bateu o próprio recorde de lançamentos de programas de TV. No terceiro trimestre deste ano, a gigante do streaming soltou 159 atrações com episódios (séries, animações ou realities), mais de uma por dia. A marca é a maior da história da empresa em um período de três meses, superando o começo do ano passado (143 atrações). É a concretização do modelo que aposta na quantidade, de sempre ter algo disponível para todos.
Segundo levantamento da firma MoffettNathanson, a Netflix lançou 1.026 episódios entre julho, agosto e setembro, outro recorde. Em comparação com a concorrência, é um volume quase cinco vezes maior do que a segunda colocada dentro do mesmo parâmetro: Prime Video, com 223 episódios lançados. Isso levando em conta as produções originais dos respectivos streamings.
Nessa lista, a terceira colocada é a plataforma Hulu (grupo Disney), com 194 episódios. Depois veio o Disney+ (140), seguido da HBO Max (114), serviço da Warner Bros. Discovery que está em forte contenção de gastos, que resulta na exclusão de conteúdo.
No mundo das séries, a Netflix emplacou um hit histórico no terceiro trimestre deste ano. A minissérie Dahmer: Um Canibal Americano foi um sucesso surpreendente e já está entre as cinco atrações da empresa mais vistas de todos os tempos.
Outros lançamentos marcantes foram Sandman, Virgin River e Cobra Kai, além da parte final de Stranger Things 4. Entre as séries de língua não inglesa chegaram La Casa de Papel: Coreia, Intimidade (Espanha), Uma Advogada Extraordinária (Coreia do Sul), A Imperatriz (Alemanha) e A Inundação do Milênio (Polônia).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br