Pela primeira vez, a Netflix torna real um game apresentado em episódio de Black Mirror. Já está disponível, de graça para assinantes, o jogo Bandoletes, o mesmo visto no episódio Brinquedo, o quarto da sétima temporada, lançado nesta quinta-feira (10). A dinâmica do joguinho é similar à do clássico Tamagotchi, bichinho virtual que precisa de cuidados de um usuário para sobreviver.
Como o game avisa, bandoletes são criaturinhas que necessitam de ajuda; do contrário, podem morrer! Eles precisam de certas coisas para crescer, se multiplicar e prosperar. O bichinho que aparece na tela informa o que deseja, como quando sente fome e o jogador tem de lhe dar uma maçã, por exemplo. O tal do bandolete tem necessidade de brincar, tomar banho…
Ao tocar em um bandolete, um quadro surge indicando se o bichinho está alimentado, entretido e limpo.
Eles se reproduzem, multiplicando a dificuldade do jogo. Antes, pipoca uma pergunta com somente “sim” e “não” como respostas: “Você aceita que é responsável pelo crescimento e evolução dos seus bandoletes?”
Porém, o “não” não é aceito. Somente o “sim” vale, dando início, de fato, à brincadeira.
O game começou a ser desenvolvido em 2023, quando o episódio Brinquedo ainda estava no papel. Curiosamente, foram os desenvolvedores do jogo que criaram todo o visual dos bandoletes usados em Black Mirror, indo na contramão do usual.
É a Netflix explorando ao máximo o conceito de transmídia, encorajando o espectador a não ficar satisfeito só com o episódio em si, mas incentivando-o a se manter conectado com a história por outro meio.
Com elenco formado por Peter Capaldi, Lewis Gribben, James Nelson Joyce, Michele Austin, Will Poulter e Asim Chaudhry, o episódio Brinquedo é sobre um solitário excêntrico chamado Cameron, que nutre uma obsessão por um misterioso videogame dos anos 1990, é preso em conexão com um caso terrível e arquivado. Seu interrogatório leva a lugares que a polícia não esperava. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br