
O sexto episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão trouxe uma cena que pegou muitos de surpresa: o beijo entre Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy) e Mysaria (Sonoya Mizuno). Esse gesto romântico, improvisado pelas atrizes, indica o surgimento de um romance entre as duas. Logo, muitos fãs da série questionam a lealdade da ex-prostituta em relação à herdeira do Trono de Ferro.
Mysaria vai trair Rhaenyra? Essa pergunta joga um elemento de dúvida interessante na reta final da temporada, a dois episódios do fim (o sétimo capítulo será lançado no domingo, 28, às 22h, na HBO e Max). A resposta, contudo, está explícita no livro Fogo & Sangue, que serve de base para a série A Casa do Dragão.
Claro, a atração da HBO pode alterar o rumo da história matriz, como fez com esse romance lésbico, aliás. Para quem quiser saber o que acontece na obra de George R.R. Martin, siga a leitura, ciente de que o texto abaixo está lotado de spoilers. Confira:

A relação entre Mysaria e Rhaenyra
O ponto de partida da jornada de Mysaria em A Casa do Dragão é o mesmo de Fogo & Sangue. Ela surge na história como a amante preferida de Daemon Targaryen (Matt Smith). Depois disso, há algumas alterações.
No livro, Mysaria engravida de Daemon enquanto vivia em Pedra do Dragão; na série, a gravidez foi falsa. Ela perde a criança e tem de devolver o ovo de dragão que lhe fora prometido pelo guerreiro Targaryen.
Durante a guerra civil batizada de Dança dos Dragões, a ex-prostituta assume a função de senhora dos segredos de Daemon. Quando Porto Real é conquistada por Rhaenyra, a informante passa a ser conselheira da rainha, mas sem um cargo oficial, longe de ter uma cadeira no conselho formal.
De forma indireta, Rhaenyra aprova o caso extraconjugal do marido com Mysaria; Daemon dorme todas as noites ao lado de sua amante preferida. A série A Casa do Dragão caminha para Rhaenyra ser a pessoa a dormir todas as noites com Mysaria.
Fogo & Sangue não deixa explícito que Rhaenyra teve um romance lésbico. Mas está nas entrelinhas que ela nutriu um relacionamento com Laena Velaryon, segunda mulher de Daemon, vista brevemente em A Casa do Dragão. O livro aponta que Rhaenyra se tornou “apaixonada, mais do que apaixonada” por Laena.
A série da HBO prepara o terreno para esse romance da rainha ser com Mysaria.
Em Fogo & Sangue, Mysaria dá orientações valiosas para Rhaenyra, provando sua lealdade a todo instante. Ou seja, ela não trai a rainha.
Ainda durante a guerra civil Dança dos Dragões, uma revolta explode em Porto Real. Os cidadãos vivem sob um medo intenso, pois entendem que a rainha Rhaenyra perdeu o controle da capital dos Sete Reinos. O povo teme a invasão dos Verdes, com seu exército e dragões.
No meio dessa confusão, Mysaria consegue livrar a rainha do perigo que crescia internamente. Rhaenyra foge, mas a conselheira fica na Fortaleza Vermelha, ao lado de outros integrantes da corte.
Quando se preparava para também escapar dali, Mysaria é capturada por um guerreiro do lado dos Verdes. Ela é humilhada e exposta a todos: anda nua pela cidade, enquanto é chicoteada; morre no meio do caminho até o Portão dos Deuses.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br