DIVULGAÇÃO/ITV
Maggie Smith na pele de Violet Crawley, da série Downton Abbey
A dama Maggie Smith, vencedora de Emmy, Oscar e uma das maiores atrizes britânicas de todos os tempos, morreu na manhã desta sexta-feira (27), aos 89 anos. Com quase 50 anos de carreira, de 1952 a 2023, ela brilhou nos palcos de teatro, no cinema e na TV. No mundo das séries, sua principal atuação foi em Downton Abbey (Netflix, Disney+), interpretando a ácida e inesquecível matriarca Violet Crawley.
Os filhos de Maggie, Toby Stephens e Chris Larkin, confirmaram a partida da mãe. “Ela faleceu em paz no hospital”, disseram em um comunicado. “Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos, todos devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias.”
Por Downton Abbey, Maggie Smith concorreu a cinco Emmys; ganhou três (2011, 2012 e 2016). Outra estatueta conquistada por ela foi em 2003, pelo telefilme My House in Umbria. Já no Oscar, foram seis indicações e duas vitórias, pelos longas Primavera de uma Solteirona (1969) e California Suite (1978).
Ela nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, Inglaterra. Filha de uma secretária escocesa e de um patologista, Maggie demonstrou interesse pela atuação desde jovem, decidindo seguir carreira artística ainda na adolescência. Estudou na Oxford Playhouse School, onde começou a aprimorar suas habilidades dramáticas.
Nos anos 60, a então jovem atriz consolidou sua reputação nos palcos britânicos, especialmente em peças de Shakespeare, trabalhando no prestigiado National Theatre de Londres.
A atriz ficou conhecida mesmo do grande público por sua interpretação como a professora Minerva McGonagall na franquia de filmes Harry Potter. Seu trabalho impecável e sua presença majestosa como a professora de Hogwarts encantaram gerações de espectadores. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br