Série indicada ao Emmy, Globo de Ouro e Critics Choice como melhor drama, Ruptura foi escolhida a melhor série de 2022, de acordo com críticos da imprensa de língua inglesa. A atração provocante do streaming Apple TV+ bateu uma concorrência forte, deixando para trás Better Call Saul (atração da AMC e disponível no Brasil na Netflix) e Andor (Disney+).
O site Metacritic, que compila reviews de séries publicados pela mídia, elaborou um ranking que usou como base as tradicionais listas de melhores do ano divulgadas pelos mais diversos veículos.
A série que aparece em primeiro nessas listas ganha 3 pontos. O segundo lugar leva 2. Produções ranqueadas entre a terceira e décima posição ganham 1 ponto apenas. E meio ponto (0,5) é dado para as séries presentes em listas que não tiveram critério de avaliação.
Ruptura somou 92 pontos, 2 pontos e meio à frente de Better Call Saul. O suspense psicológico e de ficção científica da Apple chegou ao topo com méritos, apresentando uma narrativa brilhante sobre uma empresa que faz uma cirurgia inovadora e polêmica nos funcionários.
Um chip é inserido no cérebro e a pessoa simplesmente consegue dividir a vida pessoal da profissional. No trabalho, não lembra do que aconteceu fora dele. E, após o fim do expediente, se esquece do que fez dentro do escritório.
O Apple TV+ cravou outra série no top 10 melhores do ano, ocupando espaço com Pachinko. A HBO foi o canal ou plataforma com mais atrações originais na lista: três (A Casa do Dragão, The White Lotus e Barry).
Já Prime Video e Netflix ficaram de fora (Better Call Saul não é atração original da Netflix). No ano passado, os dois streamings estavam presentes: Prime Video com The Underground Railroad, a segunda colocada, e Netflix com Round 6.
Veja o ranking top 10 com as melhores séries do ano, segundo os críticos:
1- Ruptura (Apple TV+) = 92 pontos
2- Better Call Saul (disponível na Netflix) = 89,5
3- Andor (Disney+) = 79,5
4- O Urso (disponível no Star+) = 72,5
5- Reservation Dogs (disponível no Star+) = 55,5
6- Abbott Elementary (disponível no Star+) = 38
7- Barry (HBO) = 36
8- The White Lotus: Sicília (HBO) = 34,5
9- Pachinko (Apple TV+) = 30,5
10 – A Casa do Dragão (HBO) = 30
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br