ESTILO

Lembra da Fubu? História real da lendária grife urbana vai virar série

Marca ligada ao movimento hip-hop ditou moda nos anos 1990
REPRODUÇÃO
Blusa com logo da Fubu, ícone dos anos 1990
Blusa com logo da Fubu, ícone dos anos 1990

A grife de moda urbana Fubu terá sua história real retratada no formato de série. O projeto em fase de desenvolvimento é da produtora Radar Pictures, com o estúdio For Us By Us, e tem como foco explorar a trajetória da marca que foi sensação nas ruas durante os anos 1990 e começo da década seguinte. A empresa ainda existe, mas longe das glórias do passado.

Conforme o comunicado oficial da produção, que busca uma plataforma ou canal parceiro, a série sobre a Fubu “vai narrar uma saga na qual dinheiro, poder e moda hip-hop colidiram na formação de um império de 6 bilhões de dólares“. Fubu é um acrônimo para For Us, By Us (Para Nós, Por Nós, em tradução direta).

J.Alexander Martin, um dos fundadores da Fubu, registrou em nota que a marca “sempre foi um símbolo de empoderamento e de quebra de barreiras. A série nos permite contar nossa história com autenticidade e o respeito que ela merece. Estamos ansiosos para mostrar a jornada da Fubu, de uma pequena startup a uma marca global, e o impacto que isso teve em nossa cultura.”

A história da Fubu

Em 1992, na cidade de Nova York, quatro amigos se juntaram em um empreendimento arriscado. A ideia nasceu da visão de Daymond John: criar uma linha de roupas que refletisse e representasse a cultura urbana e o estilo de vida do hip-hop. Ele contou com a sociedade de J. Alexander Martin, Keith Perrin e Carlton Brown.

O início da Fubu foi modesto, basicamente vendendo itens caseiros, como bonés. A mãe de John, ao ver o potencial da ideia, hipotecou a casa para levantar cem mil dólares de capital inicial. Com esse dinheiro, eles transformaram a residência de John em uma pequena fábrica e começaram a produzir mais itens de vestuário, tipo camisetas e moletons.

A grande virada para a Fubu ocorreu quando John conseguiu que o rapper LL Cool J, ícone do hip-hop, usasse suas roupas. LL Cool J não só vestiu as peças em público, mas também fez um comercial usando um boné da Fubu e mencionou a marca em uma de suas rimas, dando uma visibilidade enorme e inesperada à marca. Essa publicidade indireta ajudou a grife a ganhar popularidade rapidamente no cenário do rap e entre os jovens urbanos.

O nome Fubu se tornou sinônimo de moda urbana durante a década de 1990, associada diretamente ao movimento hip-hop. Em seu auge, a Fubu alcançou vendas anuais de mais de US$ 350 milhões (1998), sendo comercializada em mais de cinco mil lojas ao redor do mundo.

Quando o hip-hop explodiu em popularidade, em meados dos anos 2000, a Fubu não conseguiu pegar carona no movimento que a catapultou. A empresa teve dificuldades em se adaptar rapidamente a essas mudanças e perdeu parte de seu apelo original.

Mesmo com essas dificuldades, a marca nunca desapareceu completamente. Todo tipo de peça de roupa pode ser encontrado na loja online oficial da empresa, por exemplo; existe uma versão brasileira. Só que, de fato, o impacto no estilo não é mais o mesmo de outrora.

Daymond John, além de continuar ligado à Fubu, tornou-se uma personalidade de destaque no mundo dos negócios, sendo um dos investidores participantes da versão americana do programa Shark Tank.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross