
Famosa por copiar casos do noticiário desde os anos 1990, a série Law & Order escolheu um true crime famoso e atual para ser o tema do 16º episódio da 24ª temporada, exibido nos Estados Unidos na quinta-feira (20). Intitulado de Folk Hero (Herói Popular), o capítulo foi baseado em Luigi Mangione, jovem acusado de assassinar, em dezembro do ano passado, o executivo Brian Thompson, CEO da empresa de planos de saúde UnitedHealthcare.
Ainda não há previsão de lançamento desse episódio no Brasil. O canal Universal exibe às terças-feiras, a partir das 22h20, capítulos inéditos da 24ª temporada do drama jurídico e policial; na próxima terça (25), vai ao ar o episódio dez.
Na trama de Folk Hero, o personagem Ethan Weller (Ty Molbak) atira no CEO de uma empresa fictícia especializada em planos de saúde. O crime aconteceu às claras, na calçada de um prédio localizado em Manhattan, Nova York (EUA).
O modus operandi foi similar ao de Luigi Mangione, acusado de matar Thompson do lado de fora de um hotel no centro de Manhattan. Ele disparou várias vezes, atingindo o executivo nas costas e na perna. A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Cápsulas de bala encontradas tinham as inscrições deny (negar), delay (atrasar) e defend (defender), referências aos termos que empresas de saúde usam para evitar pagar valores pedidos pelos segurados.
Em Law & Order, após o assassinato, Ethan é rastreado por detetives enquanto se prepara para matar outro CEO de uma empresa de seguros. Os investigadores encontram a arma usada no assassinato e um caderno onde ele detalha seu plano para executar outros diretores de companhias do ramo de saúde. Assim como no caso real de Mangione, Ethan ganhou a simpatia de várias pessoas.
Mangione virou uma espécie de folk hero, como bem carimba Law & Order no título desse episódio em questão. Ele ganhou admiradores ao redor do mundo, incluindo o Brasil, com direito a vídeos e postagens em sua homenagem espalhadas pelas redes sociais. Tem quem até copie o jeito dele de se vestir. Alguns o chamam de “Robin Hood moderno.”
Durante o julgamento fictício de Law & Order, Ethan disse ao júri que matou o CEO porque a seguradora se recusou a pagar pelo medicamento que ele acreditava que curaria o câncer de mama terminal de sua mãe. O episódio terminou sem um veredito.
Luigi Mangione declarou-se inocente de assassinato, terrorismo e outras acusações. Ele está detido no Metropolitan Detention Center (MDC) no Brooklyn, Nova York. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br