
Apesar do título, a comédia Sex and the City (1998-2004) até que foi comedida nas cenas de sexo e nudez, em comparação com outras séries do plantel da HBO. A protagonista, por exemplo, se recusou a tirar a roupa e deixou isso claro em contrato. Agora, mamilos tinham presença certa em quase todos os episódios. O detalhe é que existia um certo receio em relação aos bicos das mamas, tão evidentes sob camisas e vestidos, conforme revelou Kristin Davis, uma das atrizes que formou o quarteto central da trama.
Em seu próprio podcast, batizado de Are You a Charlotte?, carregando no título o nome de sua personagem em Sex and the City, Kristin deu sua opinião sobre como mudou a percepção acerca das mulheres do final dos anos 1990 aos dias atuais. Ela usou o exemplo dos mamilos de atrizes, em cena ou não, que chamam a atenção do público.
“Veja como as mulheres se apresentam agora”, disse a atriz. “É totalmente normal ver quase todo mundo em um tapete vermelho usando vestido transparente com os mamilos aparecendo. Tipo, isso nunca acontecia antigamente.”
Kristin aproveitou para citar o que rolava nos bastidores de Sex and the City. Ela e suas colegas ficavam receosas quando uma cena era montada na qual teriam de aparecer com os mamilos expostos. Existia um medo de ficar mal vista na indústria do entretenimento.
“Tínhamos medo de mostrar nossos mamilos na série”, revelou. “A gente ficava preocupada e pipocavam perguntas como: ‘Será que seremos rejeitadas pelo mundo do cinema ou algo assim?’. Esse é um questionamento insano de se ter, se pararmos para pensar.”
Outro peso que havia era sobre como se apresentar perante o público. Kristin comentou sobre a pressão acerca dos vestidos que as atrizes da série usavam em eventos e premiações. Ela sofreu isso na pele quando foi indicada ao Emmy de 2004, pois queriam que usasse um vestido bem sexy, no limite do vulgar, para demonstrar uma sexualidade em contraste com Charlotte, tida como a mais puritana das quatro amigas protagonistas de Sex and the City.
Na série, Kristin Davis chegou a mostrar os seios nus (cena rara). Um dos aspectos mais fortes da atração era o erotismo provocante, um estilo meio voyeur. Quem liderou as cenas mais ousadas de nudez e sexo foi Kim Cattrall com sua fogosa Samantha Jones.
Mamilos para, mamilos para lá… Fato é que Sarah Jessica Parker, a protagonista, nunca apareceu nua. Mas está eternizada na icônica abertura de Sex and the City, na qual usa uma memorável blusinha rosa sem sutiã por baixo. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br