DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Kevin Spacey no Lex Fridman Podcast
Vencedor de dois Oscars e ator símbolo da Netflix por protagonizar a lendária série House of Cards, Kevin Spacey está sem trabalhar em Hollywood desde 2017, quando a gigante do streaming o demitiu do drama político após ele ser alvo de acusações de abuso sexual. Mesmo inocentado de todas as queixas que sofreu, seja na Justiça americana ou britânica. Spacey continua na geladeira.
Há chance de redenção? Ele acredita que sim. Foi o que disse em uma longa e intimista entrevista concedida ao Lex Fridman Podcast, lançada nesta semana. O ator de 64 anos falou sobre perdão e citou a hipocrisia de Hollywood ao comentar sobre uma possível segunda chance a lhe ser dada.
Lex Fridman fez uma pergunta simples e direta: “Você espera que o mundo te perdoe?”. Kevin Spacey pensou alguns segundos antes de responder. “As pessoas vão todas as semanas à igreja para pedir perdão”, comentou. “Eu acredito em perdão, acredito em redenção. São duas coisas lindas.”
“Mas não esqueça”, continuou o ator. “Eu vivo em uma indústria em que há muita conversa sobre redenção. Muitas pessoas conversam sobre isso. Pessoas que são sérias e importantes, em posições muito de destaque, acreditam nisso. Aquele cara que finalmente saiu da prisão, que foi acusado injustamente, que cumpriu a sua pena… Vemos tantas pessoas dizendo: ‘Vamos encontrar um caminho para essa pessoa. Vamos ajudar essa pessoa a reingressar na sociedade.”
“Só que há essa situação estranha caso você faça parte da indústria do entretenimento, pois não lhe é oferecido esse tipo de caminho”, afirmou. “Espero que o medo que as pessoas estão sentindo acabe diminuindo e que o bom senso volte à mesa.”
Esse medo citado por Spacey se refere ao que ele acredita ser o receio que pessoas tem em apoiar gente cancelada, como ele. “As pessoas estão com muito medo. Elas estão literalmente com medo de serem canceladas se defenderem alguém que já foi cancelado. Já vimos isso muitas vezes na história, não é nada inédito.”
Em todos os julgamentos que enfrentou, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra, Kevin Spacey foi absolvido, tratado pela Justiça como inocente. As acusações falam de seu comportamento sexual, de supostas investidas não consentidas e coisas do tipo. Acontece que nenhuma delas foi considerada crime, embora possam ser algo de mau gosto ou impróprias.
Ele mesmo admite isso: “Todas as acusações feitas contra mim não aconteceram. Mas estou perfeitamente disposto a aceitar que tive comportamentos errados, que não deveria ter feito e dos quais me arrependo”.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br