No final deste mês, em Londres, Kevin Spacey enfrenta julgamento que pode colocá-lo atrás das grades por sofrer acusação de abuso sexual. Caso seja absolvido, o ator não terá pendências na Justiça. Assim, segundo ele, trabalhos para voltar a atuar em grandes projetos, no cinema ou na TV, vão pipocar um atrás do outro. “Pessoas estão prontas para me contratarem a qualquer momento”, afirmou em entrevista à revista alemã Zeit.
Ex-House of Cards (Netflix), o ator duas vezes vencedor do Oscar sentará no banco dos réus novamente, agora no Reino Unido. Em outubro do ano passado, em Nova York, ele foi absolvido do caso no qual foi acusado de abusar sexualmente de Anthony Rapp, ato que teria ocorrido em 1986. Na primeira vez que enfrentou um júri, saiu como vencedor.
No caso da Inglaterra, ele se declarou inocente da acusação de que teria abusado sexualmente de três homens, entre março de 2005 e agosto de 2008, durante período no qual trabalhava em um teatro londrino.
Na entrevista, Kevin Spacey disse que não vê como recuperar sua reputação. Era considerado como um dos grandes nomes de Hollywood, fama destruída após acusações de abuso sexual brotarem de todos os cantos, parte do movimento #MeToo. Para ele, “a mídia fez um belo trabalho” ao transformá-lo em “um monstro”. “Mas das pessoas no dia a dia”, contrapôs, “eu só recebo carinho e afeto.”
O ator compartilhou que diretores e cineastas disseram a ele que querem contratá-lo, mas não podem. “Estamos em uma época na qual muitas pessoas estão com medo de serem canceladas caso demonstrem algum tipo de apoio a mim”, falou Spacey.
“Mas sei que há pessoas, neste exato momento, que estão prontas para me contratarem assim que eu for absolvido das acusações em Londres”, continuou. “No segundo que isso acontecer, elas estão prontas para seguir em frente [comigo].”
A derrocada de Kevin Spacey se deu em 2017. As acusações do ator Anthony Rapp (Star Trek: Discovery) trouxeram à tona um suposto incidente de meados da década de 1980. Rapp, então com 14 anos, teria sofrido abuso sexual do ator veterano, que tinha 26 de idade. Em festa organizada no apartamento de Spacey, o anfitrião teria deitado em cima do garoto.
Esse foi o caso julgado em Nova York. Os jurados concluíram que a acusação não provou que Spacey tocou qualquer parte íntima ou sexual de Rapp. O caso foi encerrado.
Há seis anos, brilhando em House of Cards, Kevin Spacey foi demitido abruptamente do drama da Netflix, que precisou refazer a sexta e última temporada do drama político. Filmes pendentes com ele também foram suspensos e regravados. Desde então, nunca mais conseguiu um trabalho relevante como ator.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br