A série Yellowstone (Paramount+, Netflix) tem um problemão para resolver: o que fazer com John Dutton? Isso porque Kevin Costner, intérprete de John e simplesmente o protagonista da história, deixou a série no meio da quinta e última temporada. As dúvidas vão além do dilema sobre manter o personagem vivo ou não. Está em jogo a autenticidade dos episódios que vão concluir a trama.
Uma escolha precisa vir o quanto antes, pois as gravações dos capítulos derradeiros estão prestes a começar; previsão de lançamento para novembro, primeiro no Paramount+. A revista Us Weekly ouviu fontes próximas do criador Taylor Sheridan, que assina os roteiros de TODOS os episódios de Yellowstone. Surge logo à frente uma baita encruzilhada.
“Se discute internamente quais caminhos a serem seguidos sem Kevin [Costner]”, disse a fonte. “[Sheridan] pode incorporar um grande evento na narrativa para explicar o desaparecimento [de Dutton], ou pode ser criado um movimento calculado que o faz proteger sua família de um inimigo.”
A tendência é que o final de Yellowstone “seja focado mais nas crianças [filhos de Dutton], nos vaqueiros do rancho, em seus relacionamentos, conflitos e alianças…”. Não importa qual decisão venha a ser decretada, a atração deverá ter uma guinada enorme para justificar a ausência repentina do seu principal personagem.
Tem quem acredite no retorno de Kevin Costner, nem que for para gravar um único episódio, uma cena derradeira. Contudo, oficialmente, ele está fora de Yellowstone. E é esse problema que Taylor Sheridan tem de resolver para não estragar uma das maiores e melhores produções da TV americana deste século.
A saída de Costner de Yellowstone foi confirmada até na Justiça. Em documento sobre seu divórcio da ex-mulher Christine Baumgartner, protocolado em setembro de 2023, o ator diz que “concluiu o trabalho” no faroeste moderno em 2022. A equipe dele que cuida de questões jurídicas afirmou que Costner não está envolvido nos episódios finais de Yellowstone.
O estopim da rixa entre Sheridan e Costner se deu por causa de agenda. O ator queria tirar um tempo para gravar o grande projeto da carreira: sequência de quatro filmes western. Ele concebeu o projeto, batizado de Horizon, há 35 anos, e queria trabalhar menos em Yellowstone para se dedicar aos filmes.
À revista The Hollywood Reporter, Sheridan assegurou que não vai matar John Dutton em um acidente de carro. Ele até tem uma razão pessoal para descartar esse artifício. “Eu morri na porra de um acidente de carro!”, relembrou, citando o tempo no qual atuava em Sons of Anarchy e seu personagem (o policial David Hale) foi atropelado por uma van.
“Eu não sou desses de matar [personagem] em uma porra de acidente de carro”, afirmou. Ele informou que o destino de John Dutton não mudou nada com a saída abrupta de Kevin Costner. O único problema, segundo o criador, é o fato de a jornada dele ter ficado mais “truncada”, justo por não ter como explorar apropriadamente o fim da linha do personagem sem o ator por perto.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br