
A Netflix lança, em 22 de agosto, o documentário A Verdade sobre Jussie Smollett?, que promete trazer novas informações sobre o controverso (e suposto) ataque homofóbico que teve como alvo o ator Jussie Smollett, em 2019, na cidade de Chicago, período no qual ele era um dos nomes de destaque da TV americana, brilhando na série Empire.
O projeto vem da mesma produtora que emplacou documentários de sucesso na Netflix, como o famoso O Golpista do Tinder (2022).
A Verdade sobre Jussie Smollett? tem esse ponto de interrogação de propósito, justamente devido às inúmeras variantes do caso, que teve tanto condenação quanto anulação na Justiça americana.
Um dos fatos novos apresentados será uma entrevista tête-à-tête com Smollett, que segue jurando de pés juntos que não mentiu sobre ser vítima de um ataque homofóbico. Isso apesar de existirem provas contrárias a essa versão, resultando no veredito de culpado, em 2021 e levando-o à prisão; ele teria forjado o crime, com apoio de cumplices, para se posar de vítima.
Smollett ficou seis dias atrás das grades (a sentença foi de cinco meses). O ator foi solto por causa de um processo apelativo que acabou lhe favorecendo. Justificando erro processual, o Supremo Tribunal de Illinois, Estado no centro-oeste dos EUA onde Chicago está localizada, anulou a condenação.
Na sinopse, o documentário A Verdade sobre Jussie Smollett? aponta que o tema da atração é “uma história real chocante de uma história supostamente falsa que alguns agora dizem que pode ser verdade.”
O doc traz entrevistas com policiais, advogados, jornalistas e investigadores que afirmam ter descoberto novas evidências sobre o caso. Tudo para o público decidir quem está contando a verdade sobre Jussie Smollett. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br