Durante pelo menos uma hora e meia, o Paramount+ vai “hackear” a HBO Max aparecendo “de graça” no streaming rival da Warner Bros. Discovery. É que a plataforma americana será a patrocinadora master da Inter na final da Liga dos Campeões da Europa em duelo contra o Manchester City pela conquista do maior campeonato de clubes de futebol do mundo, confronto que será neste sábado (10), a partir das 16h, com transmissão do SBT (TV aberta), TNT (canal pago) e HBO Max (streaming).
Essa jogada de gênio do grupo Paramount Global tem inúmeras ramificações. A mais direta está na Itália, de onde vem a Inter. Por lá, o streaming não completou nem um ano de lançamento (setembro de 2022), então serve como uma importante propaganda local.
Pelo ponto de vista americano, grande mercado publicitário, o Paramount+ na camisa listrada azul e preta significa uma autopromoção. Nos Estados Unidos, o streaming é casa não apenas da Liga dos Campeões, mas da Serie A, o campeonato da primeira divisão do futebol italiano que conta com a participação da Inter.
A transmissão do jogo nos EUA será da rede CBS, a TV aberta do grupo Paramount. É como se a Sportv patrocinasse um time durante jogo exibido pela Globo, por exemplo.
O impacto global é gigante porque os direitos de transmissão da final Inter vs. Manchester City variam de nação a nação, causando várias situações curiosas como a vista no Brasil. Pegue o caso de alguns países da Europa nos quais o Prime Video, da Amazon, é a casa da Champions. Se tem aí a mesma situação vista em território tupiniquim: Paramount+ durante 90 minutos estampando sua marca, “de graça” em streamings rivais.
Esse de graça é entre aspas porque a plataforma da montanha abriu o cofre por esse truque. Segundo o site italiano Gazzetta, o conglomerado Paramount Global desembolsou € 10 milhões (R$ 52 milhões) pelo patrocínio neste jogo, de colossal audiência em todo o mundo, e pela temporada 2023-2024 (mas, neste caso, não como patrocinadora master na frente da camisa; terá espaço nas costas).
Para o público brasileiro, o posicionamento do Paramount+ na HBO Max vai além da concorrência no âmbito de séries e filmes. O streaming azul investiu pesado no futebol, adquirindo os direitos da Libertadores da América e Copa Sul-Americana, os dois principais torneiros entre clubes do continente.
O streaming americano agiu rápido para ocupar um vácuo. A Inter passou por problemas na reta final desta temporada por ter patrocínio de uma blockchain (serviços de criptomoedas) cheia de problemas, gerando até calotes. Teve de entrar em campo sem a marca da empresa DigitalBits em partidas recentes. Isto iria ocorrer na final da Champions, Inter de camisa “limpa”, se o Paramount+ não entrasse na jogada com um acordo lucrativo e bom para ambas as partes.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br