TRUE CRIME

Joan: série conta história real da ladra que engolia diamantes

Universal+ lança, nesta sexta (6), o drama britânico liderado por Sophie Turner
DIVULGAÇÃO
Sophie Turner na minissérie Joan
Sophie Turner na minissérie Joan

O streaming Universal+ lança, nesta sexta-feira (6), a minissérie britânica Joan, estrelada por Sophie Turner (Game of Thrones). A atriz interpreta Joan Hannington, autointitulada “a ladra de joias mais famosa do Reino Unido”. Ela escreveu um livro contando suas aventuras no mundo do crime, relatos que serviram de base para o roteiro do drama ambientado nos anos 1980.

Também chamada de The Godmother (A Madrinha), Joan realmente engolia diamantes, como a minissérie mostra. Era a sua tática para se apoderar das pedras preciosas e vendê-las no mercado clandestino. A bandida também usava outras técnicas furtivas para surrupiar joias valiosíssimas, sempre se valendo de disfarces e de atuações, se comportando como outra pessoa.

Ela não sabe ao certo quantas pedras de diamantes e anéis engoliu durante sua vida no crime. Na autobiografia, Joan conta que foram cerca de 20 peças que ela ingeriu ao longo dos anos. O que gerou centenas de milhões de libras esterlinas, moeda oficial do Reino Unido, também gerou graves problemas de saúde, como úlceras.

A história real de Joan Hannington

A verdadeira Joan Hannington nasceu em 1957, a mais nova de seis filhos, em Londres, capital da Inglaterra. Ela saiu de casa aos 13 anos, após dizer basta para os supostos abusos físicos que sofria de seu pai. Quatro anos depois, ela se casou com o ladrão Ray Pavey, que serviu de base para o personagem Gary, na série.

O casal teve uma filha, Debbie. Joan acabou se separando de Pavey, que havia se tornado abusivo, e a menina Debbie foi colocada em um orfanato. Situação similar à encenada no drama do Universal+.

Desesperada para mudar de vida e recuperar a custódia de Debbie, ela conseguiu um emprego em uma joalheria de luxo, em Londres. O acesso ao cofre da loja apresentou uma oportunidade de enriquecimento rápido.

“Certo dia, fui encarregada de pegar algo no cofre da loja, nos fundos, onde não havia câmeras de segurança. Abri o cofre e vi bandejas de pedras brancas brilhantes olhando para mim”, escreveu a ladra na autobiografia. “Com o coração disparado, peguei um punhado de diamantes de cada bandeja e os engoli. Eu não sabia na época, mas tinha engolido cerca de £ 800 mil em pedras preciosas.”

Sem entrar em muitos detalhes, a série mostra como Joan conseguiu evacuar os diamantes após ingeri-los, usando uma bacia cheia de gim para higienizá-los.

 

Frank Dillane com Sophie Turner em Joan
Frank Dillane com Sophie Turner em Joan

Ela parou de trabalhar naquela joalheria alguns meses depois do roubo. Em seguida, conheceu o negociante de antiguidades (e ladrão habilidoso) Boisie, vivido na atração por Frank Dillane. Ele era 17 anos mais velho que ela e lhe ensinou tudo, desde fraude de cheque e crédito até falsificação.

Rapidamente, os dois viraram parceiros no submundo da ilegalidade, desde furtos de joias a negociar antiguidades falsas e roubadas. No livro, Joan tenta justificar a razão por trás de sua atitude criminal, comentando como se sentia após tomar posse de um anel de diamantes de alguma loja de luxo qualquer.

“Eu saía de lá me sentindo em êxtase. Nunca me sentia culpada. Eu sabia que as joias e antiguidades tinham seguros [dos estabelecimentos]. Eu só roubava de pessoas que tinham dinheiro para suprir o que foi perdido. Engolir diamantes era minha vida, meu barato, minha droga. Era a única coisa que eu realmente gostava de fazer. Entendia que eu tinha um dom. O mundo era meu palco e eu desempenhava meus papéis com perfeição.”

Joan e Boisie gastaram milhões, dinheiro oriundo dos roubos, em carros, roupas e viagens caras ao redor do mundo. Ela escreveu que já teve “11 casacos de pele e 2.000 pares de sapatos.”

Em 1980, aos 24 anos, Joan foi presa por usar um talão de cheques roubado. Ela foi sentenciada a 30 meses de prisão, mas antes de se apresentar na prisão, ela se casou com Boisie. A única outra vez que ela foi presa foi depois que roubou um carro para visitar Debbie em um orfanato.

Boisie morreu em uma explosão enquanto, supostamente, tentava incendiar uma casa para ganhar o dinheiro do seguro. Joan, então, decidiu se endireitar em prol de Benny, filho que teve com Boisie, em 1987.

Apesar de se esforçar bastante, Joan nunca recuperou a custódia de Debbie. A ladra nunca foi presa por algo relacionado ao roubo de joias. Atualmente, vive na costa sul da Inglaterra com seus dois cachorros e continua próxima de seu filho Benny, que agora tem uma filha.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross