REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Silvio Guindane na 3ª temporada de A Divisão
Bem posicionada nos dois rankings de audiência do Globoplay, Em Alta e Mais Consumidos, a série brasileira A Divisão encerrou a terceira temporada na semana passada. Quem curte as histórias eletrizantes do drama policial vai precisar esperar bastante até o lançamento da quarta leva, apesar de estar toda gravada. O plano é estrear os episódios inéditos somente daqui a dois anos.
Isso foi o que a própria Globo anunciou em seu Upfront de 2024, evento voltado ao mercado publicitário, realizado em São Paulo em meados de outubro, para anunciar as novidades da programação. A quarta temporada de A Divisão acabou sendo citada dentro do pacote de lançamentos de 2025, sem uma previsão mais exata sobre o mês de estreia.
A produtora AfroReggae Audiovisual aproveitou o embalo e gravou duas temporadas na sequência, terceira e quarta. Tudo foi finalizado em setembro do ano passado. A premissa da trama dessa quarta temporada nasceu logo quando a série foi lançada pelo Globoplay, em 2019.
A próxima história de A Divisão se passa nos anos 2000, com a onda de sequestros em alta e cada vez mais preocupante. Dessa vez, um jovem (vivido por Ravel Andrade) é capturado e sua mãe é uma velha conhecida no meio policial carioca: a implacável juíza Margareth (Cissa Guimarães). Ao investigar o mentor do crime, a DAAS (Divisão de Ação Antissequestro) descobre um esquema ainda maior nas fronteiras paraguaias.
Cissa retorna à teledramaturgia após longa passagem como apresentadora, no programa matinal É de Casa (Globo). Sua personagem é central no desenrolar da narrativa. A juíza Margareth é bastante rigorosa, porém ela se vê em um debate ético ao bater de frente com a equipe de DAAS por causa da forma aplicada para solucionar o crime. É abordado questões sobre agir dentro da lei ou fora dela, a velha máxima sobre os fins justificarem os meios.
A Divisão também ganha o reforço de Andréia Horta (As Aventuras de José e Durval) na quarta temporada, na pele de Lorena, madrasta do rapaz sequestrado, dona de um segredo. Isabella Santoni (Dom) é outra novidade no elenco, interpretando uma jovem que é a única testemunha do sequestro do namorado.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br