Em alta, Colman Domingo lidera a minissérie Irracional, lançada pela Netflix nesta quinta-feira (28)*. Indicado ao Oscar deste ano pelo filme Rustin, o ator americano de 54 anos ganha uma atração para chamar de sua após performances elogiadas em dramas como Fear The Walking Dead e Euphoria, pelo qual ganhou o Emmy de melhor ator convidado, em 2022.
*não confunda com a série Irracional – A Ciência do Crime, disponível no Globoplay
Suspense com veia conspiracionista, Irracional apresenta Colman Domingo na pele de Muncie Daniels, um especialista midiático que precisa lutar pela inocência e pela própria vida depois de ver um assassinato na floresta de Poconos (Estado da Pensilvânia, nos EUA). Com o cerco se fechando, Muncie faz de tudo para se reconciliar com a família e com seus ideais perdidos na tentativa de sobreviver.
Diretor e produtor-executivo da atração, Clement Virgo classificou a narrativa como “uma metáfora do mundo em que vivemos, o mundo das redes sociais.”
O protagonista é um consultor político que virou comentarista de TV e talvez tenha se perdido na vida. Durante um período sabático do trabalho para escrever seu livro, Muncie se torna a única testemunha do assassinato de um famoso supremacista branco, e agora está sendo acusado de ser o culpado.
Forçado a fugir, ele entra em uma batalha desesperada para limpar seu nome e desvendar uma conspiração global antes que o tempo acabe. No caminho, Muncie vai se reconectar com a família, encontrar aliados improváveis e enfrentar a desinformação na era da pós-verdade.
Em entrevista à própria Netflix, Domingo explicou como enxerga o seu personagem em Irracional, baseado nos mais diferentes tipos de comentaristas que trabalham na TV:
“Ele é uma pessoa que é respeitada, mas às vezes desafiada, até mesmo pela comunidade que representa. É visto como não sendo preto o suficiente, enquanto alguém pode achar que é preto demais. Ele é alguém que foi definitivamente um ativista quando era mais jovem, depois mudou para um escalão diferente e então se tornou tipo um superstar.”
A criação de Irracional é de Stephen Belber, dramaturgo com vasta experiência no teatro americano, com suas peças sendo encenadas ou adaptadas em mais de 50 países. Sua experiência na TV é pouca, contando com passagem por Law & Order: SVU, consagrado drama policial e jurídico.
Irracional é uma minissérie composta de oito episódios; não foi feita para ter múltiplas temporadas. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br