LANÇAMENTO

Conheça Iris, série coreana de 2009 que será exibida pela Record

Disponível na Netflix, drama explora tensão entre as duas Coreias (Norte e Sul)
DIVULGAÇÃO/KBS
Lee Byung-hun com Kim Tae-hee em Iris
Lee Byung-hun com Kim Tae-hee em Iris

A Record vai exibir diariamente, a partir do próximo dia 6, o k-drama Iris – Organização Secreta Coreana (2009). Os episódios vão ao ar de segunda a sexta, à meia-noite; são 20 capítulos, no total. Considerada uma das séries mais caras já feitas na Coreia do Sul, Iris está disponível na Netflix. Em meados da década passada, a atração foi exibida no Brasil pelo canal pago +Globosat.

Iris acompanha os passos de dois amigos, Kim Hyeon-Jun (Lee Byung-hun) e Jin Sa-Woo (Jung Joon-ho), que têm as suas respectivas vidas transformadas para sempre após serem recrutados por uma organização ultrassecreta. A missão de ambos é proteger o país contra ameaças estrangeiras.

A tal agência chama-se Serviço de Segurança Nacional (SSN), cuja razão de existir é desvendar conspirações internacionais e evitar ataques terroristas. Fundada em 1976, a corporação treina e coloca em campo agentes capacitados a fazer de tudo, como cometer assassinatos em nome da segurança nacional sul-coreana. O segredo é a base de trabalho dos agentes; nem mesmo o presidente da nação conhece suas atividades. 

Toda a tensão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte é explorada pela narrativa, que apresenta personagens de ambos os países. O tema da reunificação da Coreia é tratado ao longo dos episódios, com integrantes da sociedade secreta Iris agindo para impedir essa junção, custe o que custar.

As perspectivas do Norte e do Sul são detalhadamente abordadas na trama, concentrada em mostrar como os personagens superam as manipulações surgidas pelo caminho. Ocasionalmente, eles tentam reconciliar suas diferenças para lutar contra um mal maior do que qualquer um dos lados jamais reconheceu, abrindo caminho para cenários em que suas lealdades são colocadas à prova.

Elenco e personagens de Iris

Kim Hyun-jun (sul-coreano)
interpretado por Lee Byung-hun
Soldado das Forças Especiais da Coreia do Sul, Hyun-jun tem memória fotográfica, possui habilidade atlética superior à dos demais e é perito no uso de armas de fogo. Não demora muito tempo para se destacar dentro da SSN. Ele assume o codinome de TK1 durante suas operações. 

Choi Seung-hee (sul-coreana)
interpretado por Kim Tae-hee
Com traços de liderança, a agente Seung-hee, da SSN, é especialista em traçar perfis. É ela quem auxilia Park Sang-hyun, o segundo na linha de comando, no recrutamento de Hyun-jun e mais diretamente de Sa-woo. Admirada pela sua beleza e perspicácia, Seung-hee tem o apreço de todos dentro da organização.

Jin Sa-woo (sul-coreano)
interpretado por Jung Joon-ho
Sa-woo é amigo de longa data de Hyun-jun, sendo o mais equilibrado e responsável da dupla. Por ambos serem integrantes das Forças Especiais, constantemente estão travando batalhas em tarefas intensas. Ele usa o codinome TK2 e, assim como o TK1, procura conquistar o coração de Seung-hee.

Pak Chol-yong (norte-coreano)
interpretado por Kim Seung-woo
Militante experiente do WPK (partido dos trabalhadores da Coreia do Norte, o único ativo no governo), Pak Chol-yong é o chefe da equipe de segurança norte-coreana responsável por escoltar e proteger chefes de estado em missões diplomáticas. Ele encontra Kim Hyun-jun pela primeira vez quando se veem presos em um impasse político na Hungria. Pak e toda a sua equipe ficam à mercê de seus superiores caso eles não resolvam a situação rapidamente a seu favor.

Kim Sun-hwa (norte-coreana)
interpretado por Kim So-yeon
Uma das poucas mulheres a atingir status elevado na sociedade norte-coreana, Kim Sun-hwa tem a confiança e o reconhecimento de seus colegas nas forças de segurança do país. Subordinada a Pak Chol-yong, ela é uma oficial de alta patente em sua equipe de segurança, nutrindo um profundo ressentimento pelo Sul. Sun-hwa acaba se apaixonando por Hyun-jun, após uma demonstração de misericórdia.

Vick (nacionalidade desconhecida)
interpretado por Choi Seung-hyun
Assassino misterioso trabalhando para uma organização ainda mais misteriosa, Vick responde a um homem conhecido apenas como “Sr. Black”. Embora de ascendência coreana aparente, suas origens reais são desconhecidas; ele se comunica fluentemente em inglês e coreano. Com frequência, é responsável por eliminar alvos políticos e recuperar/destruir informações confidenciais a mando de seus superiores.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross