REPRODUÇÃO/DISNEY+
Imagens da vinheta de abertura de Invasão Secreta
A série Invasão Secreta nem bem estreou e já gerou polêmica. Várias postagens nas redes sociais estão criticando a vinheta de abertura da nova produção da Marvel, lançada nesta quarta-feira (21) no Disney+. Tudo pelo fato de a inteligência artificial (IA) ter sido usada na realização do projeto. É a primeira grande inserção da IA em uma produção de ponta no mundo das séries.
Há dois pontos de vista nessa celeuma. Um é o fato de que, inevitavelmente, dezenas de designers e animadores deixaram de ser contratados para um computador executar a tarefa; isso em plena greve dos roteiristas, cujas (algumas) demandas giram em torno da aplicação da IA no mundo do entretenimento. Por outro lado, tem a explicação oficial que, de certo modo, justifica a automatização.
Ali Selim, diretor e produtor-executivo de Invasão Secreta, contou detalhes da vinheta em entrevista ao site Polygon. Ele afirmou que sim, a inteligência artificial fez toda a abertura da série. “Foi algo que se alinhou com a temática metamorfose da trama [sobre aliens que se transformam em humanos]”, disse.
O Method Studios, o mesmo da abertura de See (segunda temporada), assinou a peça. “Nós falamos com eles sobre ideias, temas e palavras”, explicou Selim. “Daí, o computador ia lá e produzia algo. E depois nós mudamos um pouco usando outras palavras, até ficar pronta.”
Selim, no final das contas, aprovou e gostou do que viu: “O Method fez um excelente trabalho. Ao meu ver ficou exploratório, excitante e diferente.”
Veja a vinheta de abertura de Invasão Secreta:
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br